Cidades

Parceria público-privada para implantar 100% de iluminação de LED é assinada em Caruaru

Fotos: Elvis Edson

Na noite desta segunda-feira (11), em uma solenidade realizada no Teatro Difusora, o Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, assinou o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para modernização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública da cidade. O convênio foi firmado entre o município e o Consórcio Luz de Caruaru, formado pelas empresas Enel X Brasil, Mobit e Selt Engenharia, e com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O investimento previsto no contrato assinado é de R$ 90.529.373,35 ao longo dos 20 anos de concessão da empresa, resultando na economia de 48,4% no consumo de energia elétrica com a iluminação pública do município.

Serão realizadas mais de 34 mil instalações de pontos de iluminação pública que vão beneficiar mais de 365 mil caruaruenses. Além das novas instalações em toda a rede de iluminação da cidade com luminárias de tecnologia LED, a concessionária deverá implantar um sistema com tecnologia de gestão remota e um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais.

O prefeito Rodrigo Pinheiro, que completa hoje 100 dias a frente do município, ressaltou a importância da assinatura deste contrato para cidade. “O dia de hoje é um marco na história de Caruaru, a assinatura deste contrato garantirá mais segurança e qualidade de vida para população da zona urbana e rural do nosso município. Gerando também grandes avanços tecnológicos no desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, disse o Prefeito.

O representante da empresa Enel X também falou sobre este grande passo para tornar a cidade de Caruaru mais inteligente. “Com o Consórcio Luz de Caruaru, além de garantir mais eficiência com menores níveis de consumo, a implantação desse novo acervo trará mais confiabilidade à operação a partir de um sistema moderno, que contará com monitoramento 24 horas em locais estratégicos. Com isso, permitiremos que administração pública torne a cidade de Caruaru mais sustentável”, ressaltou o presidente da Enel X no Brasil, Francisco Scroffa.

Além da imprensa local e dos representantes da empresa Enel X, também estavam presentes representantes do poder legislativo, incluindo o Presidente do Legislativo Bruno Lambreta, secretários municipais; o presidente da OAB Caruaru, Fernando Santos Jr.; o vice-presidente da ACIC, Jaime Anselmo, entre outras representações.

Durante a solenidade ainda foi apresentado o Conselho Gestor das Parcerias Público-Privada, formado por: Dimitre Bezerra, Procurador do Município, que ocupa à presidência do conselho; Andrews de Melo, secretário de Infraestrutura Urbana e Obras; Heleno Júnior, secretário executivo da Fazenda; Francisco Batista, presidente da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente; Ytalo Farias, secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade; e Swami Soares, assessor especial do gabinete do prefeito.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Share
Published by
Marcelo Passos
Tags: zbloco1

Postagens recentes

Goleiro russo defende quatro pênaltis do Flamengo e dá titulo da Copa Intercontinental ao PSG

O Paris Saint-Germain superou o Flamengo nos pênaltis para conquistar a Copa Intercontinental nesta quarta-feira, no Catar. Equilibrado, o duelo foi…

5 horas ago

Concurso Educação: edital com 4 mil vagas para professor é divulgado; salários de até R$ 5,2 mil

O Governo do Piauí lançou o edital do concurso público para professores da rede estadual…

9 horas ago

Alepe aprova lei que proíbe cigarro eletrônico em bares,restaurantes e espaços fechados em Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o projeto de lei que equipara o cigarro…

10 horas ago

Pesquisa Real Time Big Data: Lula lidera cenários do 1º turno com 35%;Flávio tem 17%, Ratinho Jr. tem 12%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno…

12 horas ago

VIDEO: PM instalou GPS clandestino em carro da própria esposa antes de matar amante em motel, diz polícia

Um soldado da Polícia Militar chamado Welinton Miguel dos Santos, de 34 anos, instalou um…

14 horas ago

Pesquisa Quaest: Lula vence Flávio Bolsonaro por 46% a 36% em cenário de 2º turno para 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46% das intenções de voto…

17 horas ago

This website uses cookies.