Para abrir um protocolo, entrar em contato com a ouvidoria ou solicitar um ofício em Palmares, em Pernambuco, hoje é preciso se deslocar até a prefeitura – um processo que custa tempo, dinheiro e é pouco transparente. Para mudar esse cenário, a cidade fechou parceria com a 1Doc, GovTech que extingue papéis dos processos públicos, e vai oferecer mais de 300 serviços de forma totalmente digital. A partir das próximas semanas, vai ser possível fazer pedidos E-Sic, assinatura eletrônica em lote, gerar memorandos e circulares, por exemplo, sem precisar sair de casa.
O projeto foi recebido com bastante entusiasmo pelos servidores. Isso porque, com a digitalização, estima-se que a prefeitura economize mais de R$ 430 mil por ano com a tramitação de processos físicos, que envolvem custo de papéis, toners, luz e água, etc. Além disso, a parceria também vai trazer grandes ganhos para o meio ambiente, já que serão poupados cerca de 300 mil litros de água por mês, e mais de 350 mil folhas de papel por ano.
“Este é um marco na história da administração da nossa cidade. Estamos diante de um divisor de águas, com um sistema de papel zero que vai acelerar demandas, diminuir os trâmites burocráticos e suprir os anseios da população palmarense. Temos certeza de que vamos garantir mais economia e respeito às finanças municipais e trazer grande satisfação para o nosso povo”, destaca Júnior de Beto, prefeito de Palmares.
O município é o oitavo de Pernambuco a disponibilizar processos eletrônicos para a população. Juntos, os municípios de Petrolina, Caruaru, Bezerros, Santa Cruz do Capibaribe, São Bento do Una, Moreno e Toritoma já economizaram quase R$ 17 milhões e emitiram mais de 2 milhões de documentos online. Outros órgãos que também fecharam parceria com a 1Doc para digitalizar seus processos foram a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a Câmara Municipal de Petrolina e a Câmara de Vereadores de Alagoinha.
Para Delza Assis, Relações Institucionais da 1Doc, os benefícios da implantação desse tipo de sistema vão além da lentidão nos processos para os cidadãos da região: eles também permitem que órgãos públicos invistam em iniciativas sustentáveis, em responsabilidade social, no aumento de produtividade, em melhores condições de trabalho para os servidores, e em governança, com práticas relacionadas à ética no ambiente corporativo, transparência fiscal e tomada de decisão baseada em dados. “É um investimento extremamente positivo para a economia do município, que garante direitos civis e políticas mais consistentes na prestação de serviços públicos. A população se beneficia a partir do momento em que passa a ser melhor assistida pela plataforma digital”, define.
Sobre a 1Doc
Maior GovTech do Brasil, a 1Doc é uma plataforma SaaS de processos digitais que conecta atendimento, comunicação e gestão documental em um só lugar. Eliminando o papel como veículo de comunicação, a empresa gera economia, preserva o meio ambiente e leva produtividade, controle e segurança para resolução das demandas nos setores público e privado. Desde 2015 no mercado, a empresa já está presente nos 26 estados do Brasil, com mais de 650 entidades transformadas e beneficia, diariamente, 1 a cada 4 brasileiros