Episódios se referem a blecautes iguais ou superiores a 100 megawatts (MW) de carga total, com pelo menos dez minutos seguidos de duração
O Brasil teve 42 apagões no ano passado, segundo números do Ministério de Minas e Energia (MME). Esses episódios se referem a blecautes iguais ou superiores a 100 megawatts (MW) de carga total, com pelo menos dez minutos seguidos de duração.
Entre janeiro e junho deste ano, foram outras 15 ocorrências. Os dados fazem parte dos boletins de monitoramento do sistema elétrico brasileiro, que são divulgados mensalmente pelo ministério.
Na manhã desta terça-feira (15), um apagão atingiu 25 estados e o Distrito Federal. O governo federal diz que a energia foi restabelecida no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas que Norte e Nordeste seguem afetados.
Episódios se referem a blecautes iguais ou superiores a 100 megawatts (MW) de carga total, com pelo menos dez minutos seguidos de duração
Um dos maiores episódios em 2023 ocorreu em 22 de março, na região metropolitana de Manaus, quando houve “desligamentos automáticos múltiplos” que totalizaram cerca de 500 MW.
Apagão, ou blecaute (abrasileirado do termo em inglês black out), é a interrupção total ou parcial do funcionamento do sistema elétrico. Por conta de alguma falha na transmissão, uma determinada região do país fica sem o fornecimento de energia — ou, como se diz popularmente, sem luz. Vem daí o uso do termo.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divide as falhas no sistema elétrico em duas categorias: ocorrências e interrupções.
Uma ocorrência, como a que foi registrada nesta terça-feira (15), é um evento ou ação que faz o SIN operar fora das condições normais. Quando uma delas ocorre, a Aneel investiga as origens do problema, analisa as dificuldades verificadas no sistema e define medidas corretivas e preventivas para evitar que ela aconteça novamente.
Perturbações, segundo a agência, são caracterizadas pelo desligamento forçado de componentes do SIN. As consequências desse problema podem ser um corte de carga, o desligamento de outros componentes, danos em equipamentos ou violações de limites operativos.
A Polícia Federal (PF) vai ampliar o alvo da investigação que busca apurar os casos de aumento…
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) deflagrou, na manhã desta…
A Polícia Federal instaurou, na tarde desta terça-feira (17), um inquérito para apurar condutas graves e abusivas…
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (17) dois deputados federais e um…
A americana General Mills anunciou nesta terça-feira que vai vender suas operações no Brasil para…
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (17), a Operação Indébito — um desdobramento da Operação Sem…
This website uses cookies.