Categories: Noticias

Pais devem restringir uso de dispositivos eletrônicos pelas crianças, sugere especialista

Como vivemos na chamada Era Digital, é normal que estejamos expostos a dispositivos eletrônicos quase 24 horas por dia. Não apenas adultos: muitas crianças passam horas em frente às telas, especialmente a do celular. Mas o excesso de uso pelos pequenos pode trazer danos, segundo especialista.

A pediatra Evelyn Eisenstein, que coordena o Grupo de Trabalho de Saúde na Era Digital, da Sociedade Brasileira de Pediatria, garante que expor a criança às telas não é brincadeira. A médica alerta que ao usar o celular, os menores de idade podem acessar conteúdos inadequados, como pornografia, e estar expostos a pedófilos. Ela entende que em alguns momentos as famílias se valem da tecnologia para “entreter” as crianças, mas isso não deve ser regra.

“Se a mãe estiver ocupada, coloque um pedaço de papel, crayon (giz de cera), um jogo de montar, um jogo de brincar… Alguma outra coisa que não o telefone celular”, sugere a especialista.

A médica destaca que o convívio com a família é a melhor estratégia para reduzir o tempo de tela, tanto das crianças quanto dos adultos. Ela recomenda de duas a três horas de atividades livres, como correr, brincar e fazer exercício, além do tempo dedicado ao estudo, deveres de casa e contato com amigos e família.

Segundo Evelyn Eisenstein, os danos do excesso de uso de telas vão desde aumento dos índices de obesidade a problemas comportamentais. “Existe, realmente, danos comportamentais, sociais, queda, inclusive, do rendimento escolar, como nós vimos durante a pandemia”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o tempo de tela recomendado para crianças abaixo de 2 anos é zero. De 2 a 5 anos de idade podem se expor a celular ou tablet uma hora por dia. Para crianças de 6 a 10 anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia. Todo esse tempo deve ser acompanhado por um adulto.

A entidade médica orienta, ainda, que se evite uso de dispositivos eletrônicos durante as refeições e perto da hora de dormir.

*As informações são do Hoje em Dia com Radioagência Nacional.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

1 dia ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

1 dia ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

2 dias ago

This website uses cookies.