Categories: Noticias

Pais devem restringir uso de dispositivos eletrônicos pelas crianças, sugere especialista

Como vivemos na chamada Era Digital, é normal que estejamos expostos a dispositivos eletrônicos quase 24 horas por dia. Não apenas adultos: muitas crianças passam horas em frente às telas, especialmente a do celular. Mas o excesso de uso pelos pequenos pode trazer danos, segundo especialista.

A pediatra Evelyn Eisenstein, que coordena o Grupo de Trabalho de Saúde na Era Digital, da Sociedade Brasileira de Pediatria, garante que expor a criança às telas não é brincadeira. A médica alerta que ao usar o celular, os menores de idade podem acessar conteúdos inadequados, como pornografia, e estar expostos a pedófilos. Ela entende que em alguns momentos as famílias se valem da tecnologia para “entreter” as crianças, mas isso não deve ser regra.

“Se a mãe estiver ocupada, coloque um pedaço de papel, crayon (giz de cera), um jogo de montar, um jogo de brincar… Alguma outra coisa que não o telefone celular”, sugere a especialista.

A médica destaca que o convívio com a família é a melhor estratégia para reduzir o tempo de tela, tanto das crianças quanto dos adultos. Ela recomenda de duas a três horas de atividades livres, como correr, brincar e fazer exercício, além do tempo dedicado ao estudo, deveres de casa e contato com amigos e família.

Segundo Evelyn Eisenstein, os danos do excesso de uso de telas vão desde aumento dos índices de obesidade a problemas comportamentais. “Existe, realmente, danos comportamentais, sociais, queda, inclusive, do rendimento escolar, como nós vimos durante a pandemia”.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o tempo de tela recomendado para crianças abaixo de 2 anos é zero. De 2 a 5 anos de idade podem se expor a celular ou tablet uma hora por dia. Para crianças de 6 a 10 anos, o tempo aumenta para duas horas diárias e, para os maiores, a orientação é de até três horas por dia. Todo esse tempo deve ser acompanhado por um adulto.

A entidade médica orienta, ainda, que se evite uso de dispositivos eletrônicos durante as refeições e perto da hora de dormir.

*As informações são do Hoje em Dia com Radioagência Nacional.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Passageiros são retirados de avião após incêndio em equipamento no Aeroporto de Guarulhos,SP

Um Airbus A320 da da companhia aérea Latam precisou ser evacuado na noite desta quinta-feira (4) no…

33 minutos ago

Exame toxicológico volta a ser exigido para tirar a 1ª CNH nas categorias A e B

O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção…

10 horas ago

Polícia Cívil investiga morte de homem durante supino em PE

A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos,…

19 horas ago

Quem tem direito a acréscimo de 25% na aposentadoria e como solicitar

Aposentados podem ter um aumento de 25% no valor do benefício, conforme regras do Instituto Nacional…

19 horas ago

Dunga projeta Brasil campeão mundial em 2026 e aponta motivo:’Como em 1994′

Capitão da seleção brasileira na Copa de 1994, Dunga projetou o Brasil como vencedor do…

19 horas ago

PIB da construção cresce 1,3% e sustenta resultado da indústria no 3º trimestre

Diferentemente da economia nacional como um todo, que registrou uma modesta alta de 0,1% no terceiro trimestre,…

20 horas ago

This website uses cookies.