Ozempic
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) bateu o martelo quanto a obrigatoriedade da retenção de receita médica para a venda de alguns medicamentos. Entre eles, estão: Ozempic, Wegovy, Saxenda e outros também usados para emagrecimento.
Esse tipo de medicamento está classificado com tarja vermelha, por isso deveriam ser comercializados apenas com a apresentação da receita. Entretanto, atualmente muitos clientes conseguem adquirir as famosas canetas emagrecedoras facilmente sem documentação.
O Ozempic contém o princípio ativo semaglutida. O medicamento foi desenvolvido originalmente para diabetes, controlando e reduzindo o açúcar no sangue através de um mecanismo que estimula a secreção de insulina e diminui a secreção de glucagon (hormônio que aumenta os níveis de glicose no sangue).
Medicamentos como esse são usados para emagrecimento por influenciar diretamente o centro da saciedade no cérebro, promovendo uma sensação de plenitude e reduzindo a ingestão de alimentos.
Quem não pode utilizar?
Quando a decisão entra em vigor?
O veredito foi tomado em reunião ordinária da diretoria da agência, visando a urgência na proteção dos consumidores contra o uso indevido do medicamento. A decisão entra em vigor 60 dias após a sua publicação no Diário Oficial da União.
Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do Fundo de Garantia do Tempo…
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…
Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…
O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…
A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…
A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…
This website uses cookies.