A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Escada (UPAE Escada), serviço administrado pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), na Zona da Mata Sul do Estado, promove durante o Outubro Rosa, mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, um mutirão de mamografia. A expectativa é de que 500 exames sejam realizados este mês. Faltando poucos dias para o final, 180 pacientes já foram atendidas.
O Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.
O serviço, que abriu as portas para a população no início de setembro, acolhe pacientes oriundos de oito municípios da Mata Sul e da Região Metropolitana do Recife: Amaraji, Cabo de Santo Agostinho, Cortês, Escada, Ipojuca, Primavera, Rio Formoso e Sirinhaém. Para ter acesso ao exame de mamografia é preciso fazer o agendamento nos postos de saúde da família.
“A paciente que estiver precisando realizar o exame deverá procurar o posto de saúde da família, que fará o agendamento junto com a Secretaria de Saúde do Município. A paciente virá no dia e horário marcado pela secretaria para realizar o procedimento. Ou seja, ela não precisará se deslocar até a UPAE para marcar a sua mamografia”, detalhou o coordenador Geral da UPAE Escada, Francisco Galvão.
A UPAE Escada oferece atendimento em diversas áreas, como alergologia, angiologia/cirurgia vascular, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, mastologia, oftalmologia e nefrologia.
De acordo com o coordenador Geral da unidade, caso seja observada alguma anormalidade no exame, a paciente será encaminhada para o serviço de mastologia da UPAE Escada. Galvão acrescenta ainda que as pacientes também poderão realizar o exame na unidade em outras épocas do ano.
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. O Inca aponta que, para o ano de 2022, a estimativa é de 66.280 novos casos.
Especialistas apontam a importância do diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo ocorre a identificação, maior é a chance de eficácia do tratamento.
O câncer de mama tem como sintoma mais comum o surgimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. No entanto, há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.
Em caso de aparecimento de sintomas, procure um especialista.
Um adolescente de 17 anos foi apreendido, neste sábado (18), por envolvimento no assassinato de uma…
Após Neymar afirmar em entrevista a Romário de que, na Copa do Mundo de 2002,…
A reforma tributária, regulamentada na última quinta-feira (16), vai promover mudança no preço dos alimentos. A…
Uma das novidades da reforma tributária, a devolução de impostos para famílias de baixa renda,…
As fake news de que movimentações por Pix passariam a ser taxadas pela Receita Federal…
Uma mulher de 44 anos, identificada como Rosane Vinck, foi morta e esquartejada no município de Medianeira,…
This website uses cookies.