Pernambuco

Operação flagra 301 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em 8 cidades de PE

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), identificou 301 crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil em oito municípios do Agreste Pernambucano, durante megaoperação realizada entre os dias 1º e 8 de Agosto. Dados foram divulgados nesta quinta-feira (8).

A fiscalização ocorreu nos seguintes municípios: Caruaru, Toritama, São Caetano, Taquaritinga do Norte, Brejo da Madre de Deus, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e Cupira, onde foram fiscalizadas 10 feiras livres e 46 estabelecimentos, nos quais foi constatada a presença de trabalho infantil.

Na operação, foram encontrados 298 crianças e adolescentes trabalhando em atividades previstas na “Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil” (Decreto nº 6.481/2008), e outras três tinham menos de 16 anos e não poderiam estar trabalhando.

De acordo com as informações da equipe de fiscalização, dentro do grupo de crianças e adolescentes que foram identificados em situação de trabalho infantil

Na análise por gênero, 70% dos trabalhadores infantis eram meninos e 30% meninas. Nos 46 estabelecimentos em que foi constatada a presença de trabalho infantil, 91% pertenciam ao setor têxtil, com predominância de facções.

“O trabalho infantil foi constatado nas mais diversas fases da cadeia têxtil dos municípios fiscalizados, estando presente em atividades insalubres e perigosas, desde o corte das peças nas facções até sua venda nas feiras livres”, disse Paula Neves, auditora-fiscal do Trabalho que coordenou a operação.

Ainda um segundo o MTE, as roupas fabricadas e vendidas a baixos preços pelas mãos de crianças e adolescentes podem custar a saúde, a educação e o futuro dos envolvidos.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Lula diz que governo vai recomprar refinaria privatizada na gestão Bolsonaro em 2021

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta sexta-feira (20) que a Petrobras tenha…

8 horas ago

Novo vídeo mostra momento exato de ponte desabando entre TO e MA

Vídeos divulgados nas redes sociais nessa semana, revelam novos ângulos do desabamento da ponte Juscelino…

15 horas ago

Consultar multas em Pernambuco: como verificar se a multa já virou dívida

Motoristas que acumulam multas de trânsito precisam acompanhar a situação dessas penalidades para evitar que…

16 horas ago

Da infração ao sistema: como as multas de trânsito entram no registro do veículo

Uma infração de trânsito não se resume ao momento em que ela é registrada por…

16 horas ago

Presa em operação,influenciadora ‘Cavalona do pó’ comprou fazenda com dinheiro do tráfico lavado em bets

A empresária e influenciadora amazonense Mirian Mônica da Silva Viana, conhecida como “Cavalona do pó”,…

16 horas ago

Publicado edital para o concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas

O edital do concurso público para a admissão ao curso de formação de oficiais (CFO)…

17 horas ago

This website uses cookies.