Pernambuco

Operação da PF prendeu ex-diretor do Presídio de PE e policiais penais por corrupção e outros crimes

Uma operação da Polícia Federal prendeu um ex-diretor do Presídio de Igarassu e policiais penais suspeitos de integrar uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas e na prática de outros crimes na unidade prisional que fica no Grande Recife. Nove mandados de prisão preventiva, sendo oito contra policiais penais, estão sendo cumpridos nesta terça-feira (25).

A Operação La Catedral, como foi denominada, é resultado de uma investigação iniciada após a identificação de um detento que comandava crimes na unidade, contando com o apoio de servidores do sistema prisional.

“Durante as apurações, foram constatados atos de corrupção passiva praticados por policiais penais, além de acessos indevidos a sistemas internos para favorecer detentos”, informou a Polícia Federal, em nota oficial.

A investigação indicou que policiais penais recebiam propina, como joias, refeições e até celulares, em troca de benefícios aos presos de Igarassu.

As prisões foram determinadas pelo juiz José Romero Maciel de Aquino, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Um dos alvos é Charles Belarmino de Queiroz, que atuou até o final do ano passado como diretor do Presídio de Igarassu e que foi exonerado após denúncias de irregularidades na unidade.

Outro alvo é Lyferson Barbosa da Silva, que foi condenado em 2016 por participação no assassinato do médico Artur Eugênio de Azevedo, de 35 anos. A acusação aponta que Lyferson foi contratado para executar a vítima. O crime ocorreu em 12 de maio de 2014, em Jaboatão dos Guararapes.

No ano passado, Lyferson foi transferido para a Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, por decisão da Vara Única da Comarca de Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco.

Na ocasião, a Justiça alegou a necessidade do regime diferenciado porque, segundo o Ministério Público, o criminoso continuava dando ordens à organização criminosa liderada por ele, por meio de celulares.

Um diálogo descoberto em investigação, em 2023, apontou que Lyferson teria ordenado a um comparsa que realizassem ataques a repartições públicas, como o Detran, escolas e até hospital, além de “incendiar veículos e assassinar pessoas inocentes”.

Investigação aponta envolvimento de detentos e policiais penais em corrupção e tráfico de drogas dentro da unidade prisional

Investigação aponta envolvimento de detentos e policiais penais em corrupção e tráfico de drogas dentro da unidade prisional

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Polícia Civil de Pernambuco deflagra operação contra suspeita de fraude em concurso público em 5 cidades

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação de repressão…

3 horas ago

Fraudes no INSS: PF prende filho do “Careca do INSS”, número 2 da Previdência, e senador é alvo de buscas

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (18), mandados de busca e apreensão contra o senador…

4 horas ago

Anvisa retira do mercado suplementos alimentares e medicamentos clandestinos

Em uma ofensiva contra produtos irregulares, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (16),…

8 horas ago

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios para 2026; veja datas

O Ministério da Previdência Social divulgou nesta quarta-feira (17) o calendário de pagamentos de benefícios do Instituto Nacional…

8 horas ago

Aluna tem mal súbito durante treino e morre em academia

Uma aluna da academia Smart Fit morreu após sofrer um mal súbito durante o treino no…

8 horas ago

Senado aprova PL da Dosimetria que beneficia Bolsonaro e presos pelo 8/1; texto vai à sanção presidencial

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (17/12), o Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas para…

8 horas ago

This website uses cookies.