
O governo do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira (28) a Operação Contenção, uma ação conjunta das forças de segurança estaduais contra a expansão territorial do Comando Vermelho.
O governo Cláudio Castro (PL) confirmou que ao menos 64 pessoas foram mortas, incluindo suspeitos, civis e policiais.
Com isso, essa é a operação policial mais letal da história do estado.
Do total de vítimas, ao menos 60 são apontadas pela polícia como suspeitas de serem criminosas. Além disso, dois policiais civis e dois policiais militares também morreram na ação. O número exato de mortos ainda está sendo contabilizado.
Policiais civis e militares estão nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da cidade, para cumprir mandados de busca e apreensão e capturar lideranças criminosas do Rio e de outros estados. Os dois complexos abrigam 26 comunidades.
No início da manhã, dois homens foram presos e um fuzil foi apreendido na rua Uranos, na entrada dos policiais nos complexos. No total, a operação já apreendeu 31 fuzis.
Os policiais tentam cumprir 69 mandados de prisão em 180 endereços. A operação prendeu 81 criminosos.
Seis pessoas foram baleadas, sendo três inocentes, incluindo uma mulher que estava dentro de uma academia.
“Essa operação de hoje tem muito pouco a ver com segurança pública. É um estado de defesa. Não é mais só responsabilidade do estado, excede as nossas competências. Já era pra ter um trabalho de integração com as forças federais. O Rio está sozinho”, afirmou o governador Cláudio Castro.










