O que você faz no seu domingo?
Depois de uma semana cheia, nada mais justo do que tirar um dia para descanso ou lazer. Mas qual? Há escolhas óbvias, e outras nem tanto. Se você precisa de inspiração para o próximo final de semana, leia algumas dicas do que fazer com seu dia de ócio. Algumas delas podem te inspirar. Mas, caso contrário, você sempre pode voltar para a zona de conforto que, afinal, tem tudo a ver com o domingo.
Praia & Parque
Se o clima ajuda, botar a cara para fora de casa é uma boa pedida. Nosso Estado é abençoado por um belo litoral e, se você mora perto dele, é grande a chance de conseguir desfrutar de uma boa praia, talvez acompanhado de um camarão frito, um queijo coalho e uma água de coco. Mas se a conjunção de areia e água salgada não lhe é atraente, ainda é possível desfrutar de um dia de sol em um parque. Com mais árvores e, por consequência, mais sombra, permite mais tempo ao ar livre sem esturricar.
Rio & Mar
O domingo de sol também inspira atividades junto à água. E nesse sentido Recife é especialmente pródigo. Uma caminhada pelas margens do rio Capibaribe permite apreciar uma sequência de casarões históricos e pontes antigas que remetem ao passado colonial, e que nem sempre se nota em meio à loucura da semana.
Por outro lado, o mar também convida a passeios de catamarã, seja para aproveitar as piscinas naturais que se formam nos recifes, seja para explorar belas praias das redondezas, como Maragogi.
Sombra e ar-condicionado
Mas vai que chove bem no domingo. Ou vá que o sol esteja tão forte, que desanime. Ainda dá para se divertir em lugares fechados, que tem a vantagem de serem abrigados das intempéries, e contarem com ar-condicionado. O mais comum é o famoso cineminha, com direito à telona, som dolby surround e a inevitável pipoquinha. São duas horas garantidas de relaxamento.
Mas há outros estabelecimentos em ambientes fechados que podem funcionar. Há museus, teatros e casas de espetáculo com programações variadas que, eventualmente, irão ao encontro de suas preferências. Ou não exatamente, mas por que não se arriscar e, talvez, descobrir algo novo?
No sofá
Nem todo mundo quer sair em busca da diversão. Se você prefere ficar em casa durante o fim de semana, é possível trazer a diversão até você. Existem diversas plataformas de entretenimento online, com inúmeros jogos, que vão desde os clássicos dos cassinos até disputas de poker ao vivo com internautas ao redor do mundo.
Uma das modalidades de diversão que mais crescem no Brasil, essas plataformas têm de tudo um pouco, ou nem tão pouco – são centenas de opções para escolher, garantindo que a monotonia não passará nem perto. Funcionam também (e principalmente) em celulares, o que é uma comodidade adicional em um dia especialmente preguiçoso como é o domingo.
Os celulares também são uma janela para games em geral, outra boa opção para o fim de semana em casa. A indústria não para de criar e disponibilizar novos títulos, entre indies e blockbusters – quem nunca se deliciou com a saga Candy Crush não sabe o que está perdendo.
Também vale a pena mencionar as plataformas de streaming, como Netflix. Elas são a nova fronteira do entretenimento em vídeo, e se antigamente domingo era dia de ver Ayrton Senna correndo, agora dá para ver um seriado sobre o grande ídolo on demand – ou seja, na hora que você escolher, dentre as 24 do seu dia.
Quando tudo falhar…
Mas se nenhuma dessas atividades indoor ou outdoor lhe apetecer, sempre haverá a possibilidade de revolucionar e fazer algo completamente diferente daquilo que você faz durante toda a semana: nada.
No mundo louco em que vivemos, é fácil se embrenhar em múltiplas tarefas, em diversas atividades e incontáveis interações virtuais que, sorrateiramente, consomem nosso tempo e nossa tranquilidade.
No mundo louco em que vivemos, é fácil perder a noção do que realmente importa. E às vezes o que mais importa é estar consigo mesmo, olhar para dentro e tentar se conectar com os próprios pensamentos.
Diante de tanto caos e preocupação, é fácil esquecer para que foi inventado o domingo. O dia semanal de descanso surgiu para que, ao menos uma vez a cada semana, possamos botar o pé no freio, parar um pouco, respirar fundo e recomeçar, com energias renovadas.
Pense nisso antes de responder: o que você faz no seu domingo?