A cena é comum: o celular toca e o número que aparece na tela não está na agenda. Atender ou não atender, eis a questão! Será que é alguém que eu conheço? Será engano? Alguém tentando vender algo? Será uma tentativa de golpe? Você não é a única pessoa com essas perguntas. Alguns telefones, já de forma nativa, identificam algumas ligações de fora dos contatos do usuário, mas nem os aparelhos têm essa função e, outras vezes, pode-se tratar de um novo número sendo usado de forma indevida.
O site www.tellows.com.br, que também tem versão de aplicativo para Android e iOS, é uma boa ferramenta para ajudar a identificar essas chamadas desconhecidas. Trata-se de uma base de dados para ajudar a identificar aquela ligação misteriosa. Caso o aplicativo esteja instalado e integrado ao seu telefone, imediatamente você pode tomar a decisão de atender ou não. Uma alternativa bem prudente, mas que dá um pouco mais de trabalho, é não atender a chamada, mas, em seguida, consultar o número que tentou o contato.
Para isso, você deve digitar o número que te ligou no campo de busca e clicar na lupa. Em seguida, você vai descobrir para que esse número está sendo utilizado. O sistema oferece uma avaliação de riscos e os dados geográficos dos números.
Os números cadastrados recebem uma classificação de segurança, que varia de 1 a 9. Essa identificação facilita a decisão sobre atender ou retornar uma ligação.
O banco de dados do Tellows tem 7 milhões de usuários participantes em mais de 50 países que ajudam a catalogar os números. Você pode fazer parte da comunidade caso queira participar, basta se cadastrar no site e começar a catalogar os números, desde que você tenha as informações corretas. A própria comunidade registra o número de telefone que podem ser: seguros, golpes por telefone, ameaças, propaganda, entre outros.