Brasil

Novo RG em mãos: aprenda como emitir o documento ainda em novembro

O governo liberou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os cidadãos neste mês de novembro. O novo documento ficou conhecido por unificar o Registro Geral e o CPF. Dessa forma, os brasileiros podem solicitar o novo RG por meio dos órgãos estaduais, como é o caso da Secretaria de Segurança Pública.

Além do documento físico, o cidadão conseguirá também ter RG Digital, que poderá ser instalado em qualquer aparelho móvel, seja celular ou tablet. Dessa forma, após a realização do pedido, os órgãos de emissão deverão realizar a validação do documento pela plataforma do Gov.br.

De acordo com o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, o intuito da medida é acabar com a carteira de identidade que pode ser emitida em cada estado. Dessa forma, será possível ter apenas uma identificação em todo território brasileiro.

O que muda no novo RG?

Além do intuito de unificar o RG em todo o país, a medida também visa diminuir as chances de fraudes no Brasil. Isso devido ao fato de um único cidadão conseguir ter até 27 números de RG atualmente, caso emita um em cada estado e no Distrito Federal. O novo documento terá um QR Code que pode ser verificado de forma rápida por qualquer um, facilitando a identificação e a autenticidade do mesmo.

Dessa forma, as demais mudanças da CIN são:

  • Adoção do padrão internacional código MRZ (mesmo código utilizado nos passaportes);
  • Biometria obrigatória;
  • Naturalidade do cidadão;
  • Presença do grupo sanguíneo;
  • Identificação sobre o titular ser ou não doador de órgão.

Ademais, o RG também conta com prazos de validade diferentes. Para os cidadãos com até 12 anos, a validade é de cinco anos. Já para os brasileiros entre 12 a 60 anos incompletos, a identificação valerá por dez anos. Para os idosos a partir de 60 anos, o novo RG passa a ter validade indeterminada.

Como pedir?

Segundo as informações divulgadas pelo Ministério da Economia, o documento será emitido inicialmente apenas para os brasileiros que estiverem com as informações no CPF atualizadas de acordo com as certidões. Sendo assim, quem estiver com os dados incorretas no cadastro deve buscar a Receita Federal para regularizar a situação.

Por fim, para verificar se sua região já está emitindo o novo documento, basta buscar informações com os órgãos de identificação, como o Poupa Tempo e o Expresso Cidadão.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Grave Acidente:Ônibus com romeiros capota e deixa 15 mortos no Interior de Alagoas

Um grave acidente envolvendo um ônibus resultou na morte de 15 pessoas e deixou diversos…

9 horas ago

Fies abre inscrições nesta terça-feira; veja regras e quem pode concorrer à vaga

O Fies 2026 terá as inscrições abertas a partir desta terça-feira (3), conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).…

11 horas ago

Câmara aprova programa Gás do Povo que garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…

16 horas ago

Cirurgia de baixo risco em hospital particular deixa mulher em estado vegetativo em Recife

Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…

1 dia ago

Menina de 4 anos morre afogada em chácara com a família na cidade de Toritama

Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…

1 dia ago

Novas regras de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda e aceleram devolução de valores em casos de fraude

Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…

1 dia ago

This website uses cookies.