Mundo

Novo coronavírus com potencial de transmissão para humanos é descoberto na China

Um novo tipo de coronavírus que infecta morcegos, recém-descoberto por cientistas chineses, tem o risco de ser transmitido a humanos. Segundo estudo publicado pela revista Cell e artigo publicado na Nature, o vírus usa o “mesmo receptor de entrada” que o Sars-CoV-2, causador da Covid. Há, portanto, um risco de que possa desencadear contágio em humanos, conforme os autores.

Trata-se do HKU5-CoV-2, que pode entrar nas células usando uma proteína chamada receptor ACE-2, encontrada nas células de muitas aves e mamíferos, incluindo humanos. Virologistas ouvidos pela Folha de S.Paulo descartam, no entanto, um risco de pandemia nesse primeiro momento.

Assim como o Sars-CoV-2, o HKU5-CoV-2 contém características que o ajudam a entrar nas células, e foi capaz de infectar células de órgãos humanos cultivadas em laboratório -no intestino e vias aéreas-, apesar de não com tanta facilidade quanto o Sars-CoV-2.

Segundo Esper Kallás, médico infectologista e professor titular da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), o estudo descreve o isolamento de mais um coronavírus. A diferença é que ele não usa o receptor que esse tipo de vírus costuma utilizar para entrar na célula, chamado DPP4, mas usa um alternativo, o mesmo do Sars-CoV-2.

“A estrutura molecular da superfície se assemelha muito ao outro coronavírus que causa resfriado comum, o NL63”, afirma, acrescentando que o resultado é motivo para estudos: “Há incontáveis agentes que podem causar pandemias”.

Em geral, os morcegos podem ter uma infinidade de coronavírus, que, em casos raros, podem chegar às pessoas, muitas vezes por meio de outro animal. Um exemplo de vírus que possivelmente se originaram em morcegos incluem o Sars-CoV-2, da Covid, e o vírus que causa a síndrome respiratória do Oriente Médio (Mers).

O professor da Faculdade de Medicina de Rio Preto Maurício Nogueira destaca que ainda não há casos humanos, o que reduz esse vírus a uma preocupação menor que o da gripe aviária, por exemplo, que já foi detectado em humanos.

Um risco de pandemia, segundo o infectologista Alexandre Naime Barbosa, chefe de Departamento de Infectologia da Unesp, coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), dependeria da adaptabilidade do HKU5-CoV-2, se ele conseguirá se adaptar ainda mais para os receptores celulares dos seres humanos e se tornar patogênico.

Uma linhagem anterior do HKU5 foi sequenciada pela primeira vez pelo autor principal do estudo, Jing Chen, do Instituto de Virologia de Wuhan na China, e sua equipe em 2014, de material genético coletado de morcegos do gênero Pipistrellus.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corpo de jovem pernambucana desaparecida é encontrado em matagal de Teresina; suspeito é preso

Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…

8 horas ago

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

16 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

16 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

16 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

16 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

16 horas ago

This website uses cookies.