Empregos

Novo concurso INSS em 2023? Equipe de transição de Lula estuda possibilidade

Um novo  concurso INSS está na mira da equipe de transição do governo eleito. Conforme documento, que está sendo elaborado sobre mudanças na Previdência Social, a contratação de mil novos servidores pode ser proposta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social conta com uma seleção em andamento, que visa contratar mil novos técnicos do seguro social, carreira de nível médio.

No entanto, vale lembrar que o aval concedido para a seleção deixou de fora a carreira de analista do seguro social, de nível superior. Neste caso, 1.571 oportunidades constavam no pedido enviado pela autarquia ao Ministério da Economia.

Além de não contemplar a carreira, a equipe de transição do novo governo entende que a contratação de mil técnicos não atende à demanda do próprio INSS, que chegou a solicitar ao ME mais de 7 mil vagas, antes de receber o aval para mil postos. As informações são do site Folha Dirigida

Os estudos para um novo concurso, assim como as mudanças a serem propostas na Previdência Social, estão sendo tratados internamente pelo grupo, com o intuito de não causar ruídos para a aprovação da “PEC da Transição”, que busca acomodar no Orçamento de 2023 gastos com programas sociais e investimentos.

Para o ex-ministro do Trabalho e da Previdência Social, Luiz Marinho, é preciso reequipar o INSS e abrir concursos públicos para novos servidores.

“É preciso mais servidores, porque a fila hoje é virtual, mas há milhares de pessoas que não têm acesso à internet, nem dominam a ferramenta. Para o INSS voltar a funcionar é preciso ter pessoal qualificado e suficiente para atender a demanda, porque senão a bola de neve só vai crescer e custar muito mais para os cofres públicos, que terá de pagar os retroativos, além de ser uma maldade para com quem precisa ter seus direitos reconhecidos”, disse à Central Única dos Trabalhadores (CUT Brasil).

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Pesquisa Quaest: Lula lidera 1º turno com 39%; Flávio tem 33%

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (13) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva…

2 horas ago

Após suspensão de produtos, Ypê apresenta à Anvisa plano com 239 ações para corrigir falhas em fábrica

Representantes da empresa Química Amparo LTDA, responsável pela marca Ypê, apresentaram à Agência Nacional de…

6 horas ago

Lula anuncia fim da ‘taxa das blusinhas’;compras internacionais de até US$ 50 não pagarão imposto federal

O governo federal anunciou o fim da chamada taxa das blusinhas. O termo é utilizado para se…

6 horas ago

Senado aprova MP que prevê renovação automática da CNH de bons condutores

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (12) a medida provisória que prevê a renovação automática da Carteira…

18 horas ago

Nem jantar, nem cinema: homens estão marcando primeiro encontro na academia;“fitsexuais” tendência que mistura sexo e treino

A influenciadora fitness Karol Rosalin, de 26 anos, apontou uma mudança na forma como as…

1 dia ago

Ypê diz que áreas de fábrica mostradas pela Anvisa passam por ‘plano robusto de melhorias’

Depois de terem sido vazadas as imagens da inspeção sanitária feita na fábrica de Amparo,…

1 dia ago

This website uses cookies.