Brasil

Novo Código Civil propõe herança digital,tira cônjuges da lista de herdeiros obrigatórios e prevê regras sobre reprodução assistida

O projeto que reestrutura o Código Civil, em análise no Senado Federal, cria regras para a reprodução assistida, que ocorre por meio de técnicas médicas para a manipulação de espermatozóides e embriões em laboratório. As informações são da CNN Brasil.

A prática é autorizada por uma resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), mas não existe uma legislação sobre o tema em vigor atualmente.

Segundo a proposta, doadores de gametas devem ser maiores de 18 anos e manifestar, por escrito, a sua vontade livre e inequívoca de doar material genético.

O projeto de reforma do Código Civil, em análise no Senado, propõe mudanças nas regras de sucessão patrimonial, entre elas a herança digital – Foto: Divulgação/Senado/ND

Além disso, os dados sobre doadores e receptores deverão ser tratados “no mais estrito sigilo”, e a comercialização de gametas será vedada.

O texto ainda permite o uso de material genético de qualquer pessoa após a sua morte, desde que haja “expressa manifestação, em documento escrito, autorizando o seu uso e indicando a quem deverá ser destinado o gameta e quem o deverá gestar”

A escolha dos doadores caberá ao médico responsável pelo tratamento, e deverá garantir, sempre que possível, que o doador tenha semelhança fenotípica, imunológica e a máxima compatibilidade com os receptores.

A proposta proíbe a utilização de técnicas reprodutivas para:

  • fecundação de óvulos com qualquer outra finalidade que não o da procriação humana;
  • criação de embriões para investigações de qualquer natureza;
  • criação de embriões com finalidade de escolha de sexo, eugenia ou para originação de híbridos;
  • intervenção sobre o genoma humano para sua modificação, exceto quando houver
  • identificação e tratamento de doenças graves via diagnóstico pré-natal ou pré-implantacional.

Ainda segundo o texto, embriões que forem congelados para uso futuro não poderão ser descartados, e poderão ser destinados a pesquisas ou entregues para outras pessoas que busquem tratamento e precisam de material genético de terceiros.

O projeto também determina que a cessão temporária de útero, também chamada de “barriga solidária”, não poderá ter finalidade lucrativa ou comercial. Além disso, deverá ser preferencialmente feita por alguém com vínculo de parentesco com os autores do projeto parental.

Reprodução

Vida uterina

O projeto também tangencia o debate sobre a criminalização do aborto no país – defendido por movimentos religiosos e conservadores – e ao reconhecer a vida humana pré-uterina e uterina.

A proposta determina que: “a potencialidade da vida humana pré-uterina e a vida humana pré-uterina e uterina são expressões da dignidade humana e da paternidade e maternidade responsáveis”.

De acordo com a advogada e vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família, Maria Berenice Dias, a proposta pode contribuir para restringir as possibilidades de aborto legal no país.

“Acho que pode ser utilizado para barrar o aborto”, disse à CNN. Ela afirma, no entanto, que o tema envolve uma questão de saúde público porque mesmo proibido o aborto é praticado de forma clandestina e muitas vezes sem segurança, o que pode sobrecarregar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, a interrupção da gravidez no país é permitida quando há risco para a vida da gestante; em casos de estupro; e em casos de anencefalia do feto.

 

Reprodução

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corpo de jovem pernambucana desaparecida é encontrado em matagal de Teresina; suspeito é preso

Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…

8 horas ago

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

16 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

16 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

17 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

17 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

17 horas ago

This website uses cookies.