Fisco afirma que está ocorrendo atualização no sistema de acompanhamento financeiro
Um dia depois que Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, anunciou novidades no Pix, a instituição divulgou as prováveis datas para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas.
O pix parcelado será lançado em setembro de 2025; o Pix em garantia entra em vigor em 2026; e o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução começa no dia 1º de outubro.
Vai garantir que o pagador faça um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.
A finalidade é auxiliar os empreendedores e vai permitir que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas.
O BC esclareceu que o Pix em garantia é somente para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.
Aplicável para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.
Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o BC, a modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima.
Desde terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e ícone do tipo calendar clock (relógio e calendário). Os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check (sinal de concluído). A medida passou a ser obrigatória para todos os bancos. (Agência Brasil)
O edital do concurso para professor da rede estadual de ensino da Paraíba foi publicado…
Vinte e duas pessoas, entre elas cinco policiais militares, foram presas nesta quarta-feira (9), na…
Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber…
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, decidiu pedir demissão do cargo nesta terça-feira (8), após…
No que depender da Apple, o iPhone continuará com o mesmo preço pré-tarifaço de Donald…
Leo Dias está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz Rede…
This website uses cookies.