Brasil

Novidade: Banco Central anuncia PIX parcelado e Pix em garantia; saiba quando entra e vigor e como vai funcionar

Um dia depois que Gabriel Galípolopresidente do Banco Central, anunciou novidades no Pix, a instituição divulgou as prováveis datas para o lançamento de três funcionalidades no sistema de transferências instantâneas.

As novas ferramentas

pix parcelado será lançado em setembro de 2025; o Pix em garantia entra em vigor em 2026; e o autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução começa no dia 1º de outubro.

Pix parcelado

Vai garantir que o pagador faça um crédito para permitir o parcelamento de uma transação. Semelhante à modalidade com juros do cartão de crédito parcelado, o recebedor terá acesso instantâneo a todo o valor da transação, mas o pagador poderá parcelar o valor, com acréscimo.

Pix em garantia

A finalidade é auxiliar os empreendedores e vai permitir que empresas ofereçam recebíveis futuros (valores a receber) de Pix como garantia em operações de crédito. A modalidade poderá baratear os juros das linhas de crédito a pessoas jurídicas.

Público do Pix em garantia

O BC esclareceu que o Pix em garantia é somente para estabelecimentos comerciais e empresas, sem mudanças na forma como as pessoas físicas usam o Pix. Segundo o BC, o lançamento só ocorrerá em 2026 porque a ferramenta exige uma infraestrutura mais complexa.

Autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED)

Aplicável para fraudes, golpes e crimes, o autoatendimento permite a contestação de transações Pix de forma simples e intuitiva diretamente por meio do aplicativo dos bancos. O processo moderniza o MED porque passa a ser feito de forma 100% digital, sem a necessidade de interação com o atendimento da instituição financeira.

Funcionalidade

Com o autoatendimento do MED, o usuário poderá consultar o status e a evolução dos pedidos de devolução efetuados. Segundo o BC, a modernização acelerará os pedidos de devolução, aumentando a chance de os recursos transferidos por fraude serem bloqueados na conta do fraudador e devolvidos para a vítima.

Diferenciação de comprovantes

Desde terça-feira (1º), o comprovante de agendamento de um Pix deve conter o termo “Agendamento Pix” e ícone do tipo calendar clock (relógio e calendário). Os comprovantes de pagamentos concluídos devem conter o ícone do tipo check (sinal de concluído). A medida passou a ser obrigatória para todos os bancos. (Agência Brasil)

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Sai edital do concurso para professor da rede estadual com 2 mil vagas; salário é de quase R$ 7 mil

O edital do concurso para professor da rede estadual de ensino da Paraíba foi publicado…

4 horas ago

PMS,Influenciadores e casal de rifeiros são presos em operação que investiga esquema de rifas fraudulentas

Vinte e duas pessoas, entre elas cinco policiais militares, foram presas nesta quarta-feira (9), na…

5 horas ago

Veja quanto o aposentado e pensionista do INSS deve receber de 13º em 2025

Aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começam a receber…

10 horas ago

Juscelino Filho, ministro de comunicações, decide pedir demissão após denúncia da PGR

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, decidiu pedir demissão do cargo nesta terça-feira (8), após…

19 horas ago

Apple corre para encher aviões com iPhones na Índia e evitar tarifaço de Donald Trump

No que depender da Apple, o iPhone continuará com o mesmo preço pré-tarifaço de Donald…

22 horas ago

Internado na UTI com doença infecciosa, Leo Dias surge abatido e manda recado

Leo Dias está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Luiz Rede…

1 dia ago

This website uses cookies.