Pernambuco

Nove delegacias da Mulher em Pernambuco não funcionam 24h

Polícia não dá prazo para cumprir lei

Em | Da Redação

Atualizado em

Nove delegacias da Mulher em Pernambuco não funcionam 24h
Delegacia Palmares

Sancionada há mais de 40 dias, a lei federal que determina que todas as delegacias especializadas de Atendimento à Mulher funcionem 24 horas está sendo cumprida de forma parcial em Pernambuco. Nove das 15 unidades só estão abertas ao público em horário comercial, ou seja, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Questionada nesta quinta-feira (18), a chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Simone Aguiar, não estimou um prazo de quando a gestão estadual irá cumprir a lei federal. 

“Todo o Brasil, inclusive Pernambuco, está estudando mecanismos para atender da capital ao sertão, em todos os lugares, para que as mulheres sejam bem atendidas. Não necessariamente tem que existir uma (delegacia) especializada para isso. A gente está criando, através da tecnologia, meios que serão brevemente anunciados pela governadora (Raquel Lyra), mas estamos atentos a isso e vamos cumprir sim”, afirmou

Delegacia Palmares

As nove delegacias que só funcionam de segunda a sexta estão localizadas nos seguintes municípios: Surubim, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Cabo de Santo Agostinho, Goiana, Afogados da Ingazeira, Palmares, Arcoverde e Salgueiro.

De acordo com estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 16.560 queixas de violência doméstica e familiar em Pernambuco foram registradas entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2023.

No mesmo período do ano passado, a polícia somou 13.207 boletins de ocorrência. O aumento é de 25,3%. O número, apesar de alto, também demonstra que mais vítimas estão se sentindo encorajadas a denunciar seus agressores.

Em relação aos feminicídios em Pernambuco, 22 casos foram registrados no primeiro quadrimestre do ano. Entre janeiro e abril de 2022, o mesmo número foi contabilizado.

Em texto divulgado à imprensa nesta quinta-feira (18), a SDS afirmou que “dos 22 inquéritos (deste ano), apenas um não foi concluído”.

 

 

Deixe sua opinião