Brasil

Novas regras para laqueadura e vasectomia passam a valer hoje; entenda o que muda

 

Entrou ontem em vigor no Brasil a lei nº14.443, 180 dias após a sanção em setembro do ano passado, que altera as regras para realização de laqueadura e vasectomia no país, procedimentos de esterilização voluntária para indivíduos que não desejam mais ter filhos.

Uma das principais mudanças em relação à legislação anterior, de 1996, é que foi revogado o trecho que estabelecia que “na vigência de sociedade conjugal, a esterilização depende do consentimento expresso de ambos os cônjuges”. Na prática, isso fazia com que mulheres e homens dependessem da autorização do parceiro ou parceira para realizar o procedimento – o que não é mais necessário.

Além disso, também foi alterado outro requisito para solicitar a cirurgia: a idade mínima. Antes, era preciso ou ter dois filhos vivos, de qualquer idade, ou ter pelo menos 25 anos para estar apto a passar pelo processo. Agora, aqueles a partir de 21 anos já podem realizar o procedimento, ainda que sem filhos.

Outro ponto modificado no ano passado é que, antes, a laqueadura era vedada durante o parto “exceto nos casos de comprovada necessidade”. Agora, a prática é permitida, desde que a solicitação tenha sido feita no prazo necessário antes da cirurgia.

A nova lei também acrescentou um parágrafo em que estabelece que “a disponibilização de qualquer método e técnica de contracepção [como a laqueadura e a vasectomia] dar-se-á no prazo máximo de 30 (trinta) dias”.

Resumo das principais mudanças:

  • Aval do cônjuge não é mais necessário;
    Para pessoas sem filhos, idade mínima passou para 21 anos;
    Laqueadura poderá ser feita no momento do parto;
    Prazo para realização do procedimento de 30 dias foi instituído.
    overlay-cleverLogo

Entre as regras que seguem inalteradas está a necessidade de a mulher ou o homem manifestarem a vontade de realizar a esterilização no prazo mínimo de 60 dias, “período no qual será propiciado à pessoa interessada acesso a serviço de regulação da fecundidade, inclusive aconselhamento por equipe multidisciplinar, com vistas a desencorajar a esterilização precoce”.

Vacina contra dengue: Tire suas dúvidas sobre o novo imunizante aprovado pela Anvisa
A solicitação deve ser registrada em documento escrito e firmado, porém será desconsiderada em casos de “alterações na capacidade de discernimento por influência de álcool, drogas, estados emocionais alterados ou incapacidade mental temporária ou permanente”.

A lei diz ainda que, caso a mulher não cumpra os requisitos mínimos listados acima para realizar a laqueadura, o procedimento só poderá ser feito se ele oferecer risco à vida, à saúde dela ou de uma futura concepção, caso que deve ser testemunhado em relatório escrito e assinado por dois médicos.

A legislação estabelece ainda que “pessoas absolutamente incapazes” só poderão passar pela esterilização voluntária mediante autorização judicial.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Reforma Tributária: Carnes, pão francês: veja produtos isentos de impostos na cesta básica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (16/1), o projeto de…

6 horas ago

Técnico de enfermagem é preso suspeito de roubar corrente de paciente avaliado em R$5 mil

Um técnico de enfermagem foi preso após ser acusado de roubar uma corrente de ouro…

7 horas ago

Farmácia Popular amplia atendimento para mais de 31 novos municípios de PE; veja como ter acesso a medicamentos gratuitos

O Programa Farmácia Popular do Brasil, cujo objetivo é complementar a oferta de medicamentos por…

8 horas ago

Namorada de olheiro que entregou delator do PCC é presa

Uma modelo, identificada como Jacqueline Moreira, foi presa durante uma operação da Polícia Civil que…

8 horas ago

PIX: governo publica MP que proíbe taxar ou cobrar valor adicional nos pagamentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou nesta quinta-feira (16) a medida provisória que…

11 horas ago

Durante vistoria de ponte, sobrinho do prefeito de Altinho morre atropelado na PE-149

O sobrinho do prefeito Marivaldo Pena (PSB), de Altinho, no Agreste de Pernambuco, morreu após…

16 horas ago

This website uses cookies.