Brasil

Nova onda viraliza no TikTok e estimula que pessoas bebam (o perigoso) bórax para ‘limpar o organismo’

Uma nova tendência do TikTok está levando pessoas a beberem bórax tóxico. Um especialista explica os riscos

Em | Da Redação

Atualizado em

Nova onda viraliza no TikTok e estimula que pessoas bebam (o perigoso) bórax para ‘limpar o organismo’
Nova onda no TikTok estimula que pessoas bebam o “perigoso” bórax para limpar o organismo

Uma tendência potencialmente perigosa ganhou destaque no TikTok recentemente. Diversas pessoas estão bebendo bórax misturado com água, em busca de supostos benefícios para a saúde.

Não é algo novo. As plataformas de redes sociais servem de palco para muitos “desafios” perigosos — e os usuários vêm fazendo uso de substâncias questionáveis há anos.

Não existem evidências que apoiem as recentes afirmações sobre o bórax. Mas qual o perigo dessa substância? E como podemos determinar a segurança de muitas outras substâncias que usamos no nosso dia a dia?

O que é o bórax?

Bórax é o borato de sódio deca-hidratado, um sal produzido pela combinação de boro, sódio, oxigênio e hidrogênio. Ele se apresenta na forma de sólido cristalino incolor e pode ser facilmente dissolvido em água.

Bórax e o ácido bórico relacionado são normalmente utilizados em itens domésticos, incluindo produtos de limpeza, conservantes de madeira, fertilizantes, soluções para lentes de contato e formicidas.

Os cristais de bórax também são facilmente encontrados em supermercados, lojas de ferragens e de jardinagem. Estes produtos são tipicamente feitos de bórax puro, mas podem trazer outros aditivos.

Não confunda bórax com boro

Usuários do TikTok vêm postando vídeos de si próprios ingerindo soluções de bórax e água. Eles afirmam erroneamente que a substância pode ajudar a tratar inflamações, dores nas juntas, artrite, lúpus e diversas outras condições médicas.

Trata-se de mais um “remédio” ilusório em uma longa lista de falsas esperanças.

As terapias alternativas são frequentemente promovidas como sendo “naturais” e, portanto, supostamente não tóxicas.

O bórax é um produto natural, mas isso não é garantia de segurança. O arsênio, a ricina e a toxina responsável pelo botulismo também são 100% naturais, mas podem ser altamente tóxicos para os seres humanos.

E, embora o elemento boro, especificamente, seja considerado essencial para as plantas e para alguns animais, o seu papel no funcionamento do corpo humano não é tão claro. O boro pode ser encontrado em alguns dos alimentos que ingerimos, como uvas e batatas, mas não é classificado como nutriente essencial.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads