
O Ministério da Educação (MEC) publicou uma portaria, no Diário Oficial da União (DOU), que autoriza o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 a utilizar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para o processo seletivo.
“Serão consideradas as três últimas edições do Enem imediatamente anteriores ao processo seletivo do Sisu, devendo ser utilizada, para fins de inscrição, classificação e eventual seleção em suas opções de curso, a edição em que o estudante obtenha a melhor média ponderada”, diz a portaria.
Projeto de Lei
O Projeto de Lei do deputado Dr. Frederico (PRD-MG) previa utilizar a melhor nota entre as duas últimas edições do Enem e, inicialmente, focava nos prazos especiais para missionários religiosos. Porém, o relator Duda Ramos (MDB-RR) ampliou a proposta para abranger todos os candidatos, mantendo o benefício original.
A mudança, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), visa beneficiar estudantes com interrupções na trajetória acadêmica, como missionários, mães jovens ou aqueles que precisaram pausar os estudos.














