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Netflix vai encerrar o plano básico para novos assinantes no Brasil

Empresa acelera expansão de assinaturas e decide aumentar mensalidades nos EUA e Europa. Previsão é chegar ao fim do ano com saldo de 20 milhões de novos clientes.

Em | Da Redação

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Netflix vai encerrar o plano básico para novos assinantes no Brasil
(Foto: Shutterstock)

A Netflix informou hoje que vai encerrar, na semana que vem, o seu plano básico para novos assinantes da plataforma de streaming em vários países, entre eles o Brasil. O objetivo é estimular o crescimento de sua nova modalidade com publicidade na programação, cuja mensalidade é mais barata.

A companhia informou que vai replicar em Brasil, Austrália, México, Japão, Espanha e Alemanha a mesma estratégia de retirar a oferta do plano básico para novos clientes, já adotada em EUA, Reino Unido, Itália e Canadá. Dessa forma, a operação da empresa no Brasil passará a ter apenas três opções de planos em vez de quatro.

No Brasil, o plano básico custa R$ 25,90. Sem precisar uma data, a empresa diz no balanço que, a partir da semana que vem, essa opção não estará mais disponível para novos assinantes ou pessoas que desejem voltar à plataforma. As três opções passarão a ser: com anúncios (R$ 18,90), padrão (R$ 39,90) e premium com alta definição (R$ 55,90).

Além disso, a Netflix decidiu elevar os preços de seus planos para grupos de consumidores do seu serviço se streaming audiovisual nos Estados Unidos, no Reino Unido e na França. O anúncio foi feito logo após a empresa publicar o seu melhor balanço trimestral em anos no que diz respeito ao crescimento de novos assinantes.

Confiança na nova estratégia

O reajuste é um sinal da confiança da direção da companhia americana no futuro do seu negócio, ainda que rivais do setor de streaming estejam colecionando prejuízos.

A Netflix adicionou 8,76 milhões de clientes em todo o mundo no terceiro trimestre, bem acima do previsto pelos analistas de mercado. Agora a empresa conta com uma base de 247,2 milhões de assinantes.

A companhia atribuiu o resultado a um forte investimento na programação e em sua ação para coibir o compartilhamento de senhas entre usuários. O resultado confirma a tese da empresa, contrariando a do mercado, de que essa ação levaria pessoas que compartilham senhas a fazer novas assinaturas em vez de abandonar o serviço.

20 milhões de novos clientes

O produto que permite a compra de assinaturas adicionais para amigos e familiares foi bem aceito pelos consumidores. Os executivos da companhia preveem terminar 2023 com um saldo de 20 milhões a mais de consumidores, um grande salto em comparação com o avanço de menos de 9 milhões registrado em 2022.

A Netflix apresentou no balanço de hoje uma alta de 7,8% nas receitas no terceiro trimestre. As ações da Netflix subiram 11% hoje no pregão estendido do mercado acionário americano após a divulgação dos resultados do terceiro trimestre. No ano, acumulam valorização de 17%.

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