A Netflix, um dos maiores serviços de streaming online, enfrentou uma queda no número de usuários no Brasil após anunciar um aumento na taxa para o compartilhamento de senhas. A introdução de uma taxa adicional de R$12,90 para compartilhar a conta com pessoas que não moram com o assinante parece não ter sido bem recebida pelos usuários, uma vez que alguns acessaram a plataforma com menos frequência. Enquanto isso, streamings concorrentes apresentaram crescimento no mercado.
A diferença foi observada na comparação com o mês de maio do ano anterior, quando uma redução de 3% no número de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) foi registrada no quinto mês de 2023. Isso indica que essa parcela dos usuários não acessou a Netflix com a mesma frequência, optando por fazer login em outras plataformas de streaming, revelando uma nova preferência por parte dos assinantes.
O levantamento, realizado pela empresa de inteligência artificial Sensor Tower, e divulgado em primeira mão pelo site Mobile Time, também mostrou um aumento de 60% no volume de MAUs do Star+, resultado dos campeonatos de futebol que começaram a ser transmitidos pela plataforma. Outras empresas que apresentaram crescimento no mesmo período foram a HBO Max, com 33%, e a Globoplay, com 15%.
É importante ressaltar que a queda de usuários foi observada apenas no Brasil, uma vez que em outros países o acesso à Netflix se manteve estável. Além disso, a taxa adicional já estava sendo cobrada desde o ano anterior, quando a Netflix passou a combater o compartilhamento de senhas. Em países como Argentina, Peru, Chile, Costa Rica, República Dominicana, Honduras, El Salvador e Guatemala, essa medida já estava em vigor.