Empresa é acusada de induzir consumidores ao erro com embalagens que destacavam ingredientes ausentes nos produtos
O Procon-SP multou a Nestlé em R$ 13 milhões por práticas de publicidade enganosa envolvendo diversos de seus produtos alimentícios. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (23), após a conclusão de um procedimento de fiscalização que identificou irregularidades na rotulagem de itens comercializados pela companhia no Brasil.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, análises técnicas apontaram que a Nestlé colocou à venda produtos que não continham os ingredientes destacados nas embalagens, o que configura violação ao Código de Defesa do Consumidor.
Entre os produtos citados estão o Biscoito Nesfit Aveia e Mel, Biscoito Nesfit Leite e Mel e o Nesfit Cookie Cacau, Aveia e Mel. Segundo o Procon, a rotulagem e a publicidade desses itens induziam os consumidores ao erro, ao destacarem ingredientes que não estavam efetivamente presentes nas composições.
Outro item que levou à autuação foi o “Mistura de Creme de Leite”, cuja embalagem destacava o nome “Nestlé Creme de Leite” na parte frontal, mas cuja composição é, na verdade, uma mistura de creme de leite com soro de leite. Para o Procon-SP, a estratégia violava o dever de transparência e clareza previsto nas normas de proteção ao consumidor.
A Nestlé pode recorrer da penalidade administrativa. Em nota, o Procon-SP reforçou que as práticas observadas “comprometem a relação de confiança com o consumidor e desrespeitam princípios básicos da legislação brasileira”.
Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…
Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…
Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…
Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia venceram o neste domingo (01) Grammy Awards 2026 na categoria…
O novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda-feira (2) aos trabalhadores. O…
O Governo do Brasil, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), inicia na…
This website uses cookies.