Mundo

Musculação queima mais gordura do que cardio, revela estudo da Universidade de Stanford

Uma nova pesquisa da Universidade de Stanford aponta que fazer musculação é melhor para queimar gordura e controlar o açúcar no sangue do que manter uma rotina de exercícios cardiorrespiratórios.

Publicada na edição de outubro do jornal científico Diabetologia, a pesquisa contou com 186 indivíduos com diabetes tipo 2. Eles tiveram seus indicadores de saúde acompanhados ao longo de nove meses para avaliar os efeitos dos exercícios físicos no funcionamento do corpo.

A diabetes, além de aumentar o açúcar em circulação no corpo, facilita o acúmulo de gordura, por isso os médicos escolheram pacientes com a condição para avaliar a forma mais eficiente de se perder a gordura corporal.

Os participantes foram divididos em três grupos: alguns faziam apenas treinos de musculação, outros exclusivamente cardio e os demais mantinham uma rotina que combinava cardio e musculação.

Nos treinos de musculação, os participantes eram incentivados a malhar pernas e braços três vezes por semana, enquanto os de cardio deviam usar a esteira ou a bicicleta ergométrica em igual periodicidade.

Apenas os voluntários que fizeram exclusivamente treinos de força tiveram aumento de massa magra no corpo; eles também apresentaram melhores índices de controle do açúcar no corpo.

Além de não ganhar massa magra, os que fizeram exclusivamente treinos de cardio não conseguiram manter os níveis de açúcar do sangue sob controle por muito tempo.

Não compensa fazer cardio?
Os pesquisadores destacam que fazer cardio não é ruim, inclusive nas medições dos primeiros meses tinham resultados equivalentes aos da musculação, mas, ao seguir com a prática, os treinos de força foram os que conseguiram melhores resultados para diminuir a quantidade de gordura do corpo.

Embora a musculação não queime tantas calorias como um treino de cardio, ela cria massa magra, cuja exigência energética é maior para ser mantida. Ainda assim, para os médicos de Stanford, fazer cardio compensa especialmente nas primeiras fases em que há emagrecimento mais acentuado.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Abono salarial: aplicativo do governo teve mais de 7,3 milhões de consultas no 1º dia

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital recebeu mais de 7,3 milhões de consultas ao abono…

37 minutos ago

Laudo médico da PF conclui que Bolsonaro pode continuar preso na Papudinha: ‘quadro estável

Laudo elaborado por médicos da Polícia Federal concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro não precisa…

42 minutos ago

Anvisa proíbe “Café de açaí” e suspende azeite e glitters culinários

A pesquisa Datafolha/CBN, divulgada nesta sexta-feira (6), mostra que a aprovação da governadora Raquel Lyra…

5 horas ago

Previdência do Amapá é alvo de operação por aplicar R$ 400 milhões no Banco Master

A Polícia Federal cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira (6)…

6 horas ago

Nova lei: Brasileiros deixaram de gastar R$ 499 milhões com renovação automática de CNH

Com as novas regras da CNH, em vigor desde o fim de 2025, 685.325 motoristas…

11 horas ago

De auxílio-peru a auxílio-Iphone:Governo e Oposição apoiam decisão de Dino que suspende penduricalhos

Deputados e senadores se manifestaram por meio das redes sociais a favor da decisão do…

11 horas ago

This website uses cookies.