Brasil

‘Muro já’: separatistas do Sul aplaudem Zema e exigem separação do país

A iniciativa de formar uma frente política que defende o “protagonismo” dos estados do Sul e Sudeste, recentemente anunciada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem sido apoiada por grupos que advogam pela separação definitiva entre as regiões Sul e Norte do Brasil.

Em uma entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo” no último domingo (06), Zema revelou a criação do novo Consórcio Sul-Sudeste (Cossud) e usou a metáfora de um produtor rural que favorece vacas produtivas em detrimento das que produzem pouco para comparar as regiões do país. As primeiras seriam representadas pelos estados do Norte e Nordeste, enquanto as últimas pelos estados do Sul e Sudeste.

As declarações, que causaram grande repercussão em Brasília, também têm gerado debates acalorados nas redes sociais. Uma imagem do mapa do Brasil com a frase “muro já” dividindo os estados do Sul e do Norte, acompanhada da mensagem “força Zema, apoiamos você”, foi amplamente curtida e compartilhada no X (antigo Twitter), acumulando quase 10 mil interações.

Um grupo separatista paulista, em sua página no Facebook, reagiu à entrevista do governador ultraliberal com a seguinte afirmação: “Já passou da hora de pensarmos na possibilidade de independência dos Estados do Sul e Sudeste. Chega de pagar a conta de Estados que não querem nada a não ser sugar até a última gota de sangue de quem trabalha e produz.” O grupo também compartilhou um link para a entrevista.

Constituição adverte

Contudo, vale ressaltar que a Constituição Federal brasileira não permite a independência dos estados.

Diante da questão sobre o apoio de movimentos separatistas às declarações de Zema, o governo de Minas Gerais respondeu com um tweet em que o governador afirma que “a união do Sul e Sudeste jamais será para diminuir outras regiões”.

O debate em torno do separatismo ganha impulso também em relação a um mapa do Brasil que circula em grupos no Telegram, excluindo completamente os estados acima de Minas Gerais, e acompanhado por hashtags que advogam pela independência do Sul do país.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corinthians desbanca favorito Flamengo, conquista a Supercopa Rei e empilha mais uma taça

O Corinthians desbancou o favoritismo do Flamengo e ganhou o título da Supercopa Rei. Neste domingo, 1, o Timão venceu…

25 minutos ago

Imposto de Renda zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários recebidos este mês

Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a…

2 horas ago

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

This website uses cookies.