Nota foi divulgada nesta semana pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (COSEMS-PE)
Os municípios pernambucanos alertam para falta de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). É o que informa a nota divulgada nesta semana pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Pernambuco (Cosems-PE), informando um desabastecimentonos medicamentos e direcionam o pedido ao Ministério da Saúde (MS). O alerta vem sendo reforçado também por outros estados e municípios durante as últimas semanas, cobrando medidas do MS.
A nota foi divulgada na última segunda-feira (13), após reunião da Diretoria Executiva Ampliada do Cosems-PE e apresentação do conteúdo à Reunião da Comissão Intergestores Bipartite de Pernambuco (CIB-PE). Para chegar ao diagnóstico, o Cosems-PE consultou os municípios e obteve retorno que mostrou dificuldade de abastecimento de diversos medicamentos e 37 fármacos foram listados, em prevalência.
De acordo com o Cosems-PE, o desabastecimento vem crescendo e, como consequência, promove insegurança aos pacientes, interrupção de tratamentos e gerando risco à vida. A instituição também destaca que o mercado produtor enfrenta dificuldades e pede ações em caráter de urgência.
Ainda em nota, o órgão afirma que a narrativa dos fabricantes de medicamentos é de que a produção foi impacta com a quebra na logística de importação e entre os motivos estão a guerra na Ucrânia e o “lockdown” na China, além do aumento do consumo por conta da pandemia.
O Cosems-PE cobra do MS ações para regularizar o abastecimento dos medicamentos, alternativas terapêuticas com outros medicamentos disponíveis, regulação dos preços de forma sustentável para aquisição pelo SUS e incentivar o parque produtivo nacional.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (9) a medida provisória que cria…
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou portarias alterando as regras de concessão do auxílio-doença concedido por…
Um ultraleve caiu na tarde desta segunda-feira (8) na região de Muro Alto, no Litoral…
O governo federal vai oficializar nesta terça-feira (9) as novas regras para obtenção da Carteira…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira, 8, a lei que endurece as penas para…
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou a dizer que sua candidatura ao Planalto em 2026 “é irreversível” e que só desistirá…
This website uses cookies.