Uma mulher fez uma cirurgia para remoção de um tumor de 46kg no Hospital São José do Avaí, no município de Itaperuna, no Rio de Janeiro. A mulher, de 45 anos de idade, tem 1,52 metro de altura e pesava 150 kg e procurou atendimento após reclamar de uma falta de ar.
“Foi o maior tumor que eu operei e certamente um dos maiores que alguém já operou. Não é todo dia que se faz uma cirurgia de um tumor desse tamanho, não”, disse o médico-cirurgião responsável pela remoção, Glaucio Boechat, em entrevista ao portal UOL.
De acordo com os médicos que operaram a mulher, tumores gigantes são raros e se desenvolvem ao longo de anos, por isso, o diagnóstico normalmente acontece quando a doença está em estágio avançado e há uma formação de uma grande massa. A paciente desse caso, que é natural de Minas Gerais, mas morava no interior carioca, convivia com o tumor há cinco anos.
A cirurgia demorou duas horas até a paciente estar estável, respirando sem a ajuda de aparelhos e conseguindo se alimentar. “Foram cerca de 13, 14 pessoas só no centro cirúrgico. O hospital todo se mobilizou para realizar o procedimento dessa paciente. Agora, é esperar essa resposta ao trauma para ir ao quarto e darmos alta para casa”, disse Boechat.
O resultado da biópsia sairá nos próximos 20 dias e vai indicar detalhes da doença, como por exemplo em qual órgão ela começou. A suspeita inicial é de que tenha sido no útero.