Brasil

Mudança na regra de proteção do Bolsa Família passa a valer nesta quinta

O Bolsa Família passa a ter, nesta quinta-feira (12), novos prazos para famílias que fazem parte da regra de proteção. A partir de agora, famílias de beneficiários com renda acima do limite estabelecido ficam no programa por 12 meses e não mais por 24.

Para receber o Bolsa Família, a renda é de R$ 218 por pessoa. Na regra de proteção, quem tem renda maior recebendo 50% do valor do benefício por um período determinado. A mudança terá efeitos na folha de pagamento de julho.

A medida, publicada pelo governo federal em 15 de maio, determina ainda que famílias com renda maior proveniente de pensão por morte, aposentadoria, benefícios previdenciários pagos pelo setor público e BPC (Benefício de Prestação Continuada) para idosos receberão 50% por um período de dois meses, contados a partir da atualização cadastral.

No caso de famílias com pessoas com deficiência que recebem o BPC, o tempo máximo de permanência será de 12 meses. O prazo diferente do determinado para idosos considera que, nestes casos, o benefício tem revisões periódicas que identificam mais facilmente o aumento da renda familiar.

Famílias que entrarem na regra de proteção até o prazo da nova regra terão sua permanência assegurada por até 24 meses, segundo o governo.

Se a família for desligada do Bolsa Família e perder o prazo para pedir a reversão do cancelamento, o período garantido pela regra de proteção será encerrado. Caso essa família volte a ser incluída no programa no futuro, e novamente se enquadre na regra de proteção, serão aplicadas as novas regras.

De acordo com o MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), a regra de proteção foi criada para garantir segurança extra às famílias que aumentam sua renda, especialmente quando um ou mais de seus integrantes ingressam no mercado de trabalho formal.

O ministério diz que a lógica é evitar o cancelamento imediato do benefício, reconhecendo que a superação da pobreza não ocorre de forma automática com a obtenção de um emprego.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

22 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

22 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

1 dia ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

1 dia ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

1 dia ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

1 dia ago

This website uses cookies.