Pernambuco

MPPE emite nota para promotores sobre ataques nas escolas

 

Em vista dos recentes episódios de violência em instituições de ensino no Brasil, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma nota técnica direcionada a Promotores e Promotoras de Justiça para orientá-los em sua atuação na proteção de estudantes, professores, funcionários e toda comunidade escolar, seja das redes pública ou privada do Estado.

A nota é assinada pelos Coordenadores dos Centros de Apoio Operacional (CAOs) de Defesa da Infância e Juventude, Defesa da Educação, Atuação Criminal, Defesa da Cidadania, Defesa do Consumidor, Defesa Social e Controle Externo da Atividade Policial, Defesa da Saúde, Defesa do Meio Ambiente e Defesa do Patrimônio Público e Terceiro Setor.

Entre as orientações aos membros, estão a de comunicar alguma notícia suspeita às autoridades policiais locais com atribuições, para a apuração e repressão dos fatos, e também ao Núcleo de Inteligência do MPPE (NIMPPE), para fins de articulação e checagem de veracidade com os órgãos de inteligência.

Unidades escolares de Palmares

O documento sugere que seja acompanhado o desdobramento da ocorrência junto à comunidade escolar local e à rede de proteção, para que seus respectivos integrantes adotem as medidas cabíveis. Caso haja indicativo da participação de aluno (a), a orientação é no sentido de buscar com a escola informações específicas bem como, em caso de ato infracional, analisar a necessidade de medidas de proteção e, conforme a gravidade do ocorrido, a representação do adolescente e requerimento de internação provisória. A nota contempla ainda a adoção de medidas preventivas e de responsabilização, quando necessário, para preservação da imagem e dos dados pessoais dos envolvidos, em observância aos preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Outras diretrizes veiculadas no documento contemplam: estímulo a não divulgação de fotos, vídeos ou outras informações para conter o efeito contágio e a retirada de páginas da internet que incitem violência; divulgação dos canais de denúncias disponibilizados; e adoção de medidas que busquem induzir a política de paz nas escolas e resguardar a integridade de toda a comunidade escolar.

A sugestão dos Centros de Apoio é a instauração, pelas Promotorias de Justiça, de procedimento para acompanhamento da situação e das políticas públicas relacionadas, conforme o caso, e outras medidas julgadas pertinentes pelo membro.

Recife, 12 de abril de 2023

*Da assessoria

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Governo federal libera R$ 6 bilhões para compra de caminhões novos e seminovos no país

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei nº 15.298 em que…

9 horas ago

Acidente na BR-101 que matou 11 pessoas: entre as vítimas estão crianças e idosos, membros de duas famílias

A colisão frontal entre uma minivan e uma caminhonete, ocorrida na manhã de sábado (27),…

20 horas ago

URGENTE Tragédia na BR-101: Dez pessoas morrem em batida entre dois carros

Dez pessoas morreram em um acidente entre dois carros neste sábado (27), em um trecho…

1 dia ago

Abono Salarial do PIS/Pasep terá mudanças em 2026; confira

O abono salarial para os trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no…

2 dias ago

Após fuga de Silvinei, PF prende dez condenados por trama golpista com apoio do Exército Brasileiro

A PF (Polícia Federal) cumpre, na manhã deste sábado (27), dez mandados de prisão domiciliar,…

2 dias ago

Governo libera novo pagamento do saque do FGTS a partir de segunda (29); veja quem tem direito

O governo federal começa, na próxima segunda-feira (29), a liberar o novo saque do FGTS (Fundo de Garantia do…

2 dias ago

This website uses cookies.