Pernambuco

MP-PE ‘encerra’ caso de Deolane e Gusttavo Lima por lavagem de dinheiro e juíza critica MP; saiba mais

Após divergências entre a juíza Andréa Calado da Cruz, da 12ª vara Criminal do Recife/PE, e o MP/PE – Ministério Público de Pernambuco, a procuradoria-Geral de Justiça manifestou-se favorável ao pedido de arquivamento de partes da investigação envolvendo o cantor Gusttavo Lima e a influenciadora Deolane Bezerra. As informações são do site Migalhas.com

O parecer, emitido na sexta-feira, 15, seguiu o entendimento dos promotores de que não há elementos suficientes para fundamentar uma denúncia.

A procuradoria recebeu o caso após a juíza Andréa Calado encaminhá-lo, argumentando que as conexões entre os investigados e a complexidade das transações financeiras exigiam maior aprofundamento nas apurações.

Apesar disso, a autarquia estadual concluiu que as provas apresentadas não configuram um crime antecedente, condição indispensável para a caracterização do crime de lavagem de dinheiro.

Gusttavo Lima e Deolane Bezerra — Foto: Érico Andrade/g1 e Marcelo Brandt/g1

Entenda o imbróglio

A juíza Andréa Calado criticou a postura do MP/PE, especialmente do Gaeco- Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado.

Em decisão anterior, a magistrada destacou que o órgão foi instado quatro vezes a apresentar denúncia, arquivar o caso ou requisitar novas diligências, mas permaneceu “inativo e silencioso”.

Para a juíza, a investigação revelou uma “complexa rede de relações” envolvendo a Vai de Bet, Gusttavo Lima e outras empresas, que “ao que tudo indica, visa à ocultação de bens e à lavagem de dinheiro”.

A magistrada também apontou que a ausência de uma análise mais aprofundada sobre as movimentações financeiras poderia resultar em uma lacuna importante na investigação, comprometendo a capacidade da Justiça de enfrentar práticas ilícitas graves.

Diante da inércia do MP/PE, a magistrada decidiu encaminhar o inquérito à procuradoria-Geral de Justiça para análise.

Por outro lado, a subprocuradora-geral de Justiça em Assuntos Jurídicos, Norma Mendonça Galvão de Carvalho, afirmou em seu parecer que “não ficou configurado lastro probatório mínimo para a deflagração de ação penal em relação aos destacados investigados, o que autorizaria a rejeição de eventual denúncia ou, caso fosse recebida, caracterizaria inegável constrangimento ilegal”.

Além disso, a procuradoria destacou que, para caracterizar o crime de lavagem de dinheiro, é indispensável a existência de um crime antecedente, e, no caso, as atividades de apostas online, regulamentadas por leis de 2018 e 2023, não configuram contravenção penal.

Os promotores também argumentaram que o simples fato de haver movimentações financeiras atípicas não é suficiente para sustentar uma denúncia sem uma base probatória mais sólida.

Com o arquivamento consolidado pela procuradoria-Geral, o processo retorna à juíza Andréa Calado para análise do parecer e decisão sobre os próximos passos.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

“Ainda Estou Aqui” faz história com três indicações ao Oscar, uma delas inédita

Uma das notícias mais esperadas pelos brasileiros nos últimos meses, o país está disputando o…

9 minutos ago

“Tenho que trabalhar”, diz Elon Musk a Nikolas após pedido de encontro

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi aos Estados Unidos para participar da posse do…

5 horas ago

Bet Esportes da Sorte entra na lista de empresas autorizadas pelo Governo Federal

Na noite desta quarta-feira (22), o Grupo Esportes da Sorte entrou na lista de empresas…

5 horas ago

Projeto que proíbe o uso do chumbinho em todo Brasil

A proposta que proíbe o uso da substância tóxica Aldicarbe (carbamato Aldicarb), mais conhecida como “chumbinho”,…

5 horas ago

Maior assaltante de bancos do Brasil é morto em troca de tiros com a Polícia Federal

Antônio Edilson Pessoa Galdino, de 40 anos, um dos maiores assaltantes de banco do Brasil,…

5 horas ago

Concessão da BR-381,conhecida como ‘rodovia da morte’, em Minas Gerais prevê R$ 9,3 bi em investimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (22), em cerimônia no Palácio…

5 horas ago

This website uses cookies.