Brasil

Morrem gêmeas siamesas que tiveram pedido de aborto negado pelo STF

 

Morreram, na madrugada desta terça-feira (28), em Santa Rosa, Noroeste do Rio Grande do Sul, as gêmeas siamesas nascidas após um pedido de aborto negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Sofia e Milena completariam quatro meses de vida na quarta-feira (1º).

Elas estavam internadas no Hospital Vida e Saúde, em Santa Rosa, desde 1º de janeiro, depois de passar um período em Porto Alegre. A notícia do falecimento foi confirmada pela instituição.

“As gêmeas xifópagas internadas na Instituição faleceram nesta terça-feira (28), às 01h05min. De acordo com a equipe médica, a falência de múltiplos órgãos foi a causa da morte, muito em função de um histórico de prematuridade extrema e malformações”, disse em nota.

O caso

Os pais das gêmeas, Lorisete dos Santos e Marciano da Silva Mendes, entraram com pedido de interrupção da gestação depois de laudos médicos indicarem como improvável a sobrevivência das irmãs fora do útero.

De acordo com os laudos, as crianças estavam unidas pelo corpo, com dois corações, colunas próximas, e apenas dois braços e duas pernas. As informações são do G1

“A Lorisete procurou a defensoria de São Luiz Gonzaga já de posse de laudos, tanto da rede pública municipal, quanto do Hospital Fêmina, que davam conta da impossibilidade de vida extra uterina dos gêmeos siameses. Eles têm compartilhamento de órgãos vitais, e a medicina então não tinha o que fazer pra garantir a vida deles”, destacou na época o defensor público que acompanha o caso, Andrey de Melo.

Melo destaca que a situação de Lorisete não se enquadrava no artigo 128 do Código Penal, que permite o aborto em caso de risco de vida à gestante ou crime de estupro.

Em outubro, a 1ª Câmara Criminal do TJ-RS, rejeitou a autorização do aborto. O colegiado analisou o recurso contra a decisão monocrática de um desembargador que havia negado o habeas corpus em favor da mulher. Os magistrados consideraram que o caso não se encaixa no que é exigido para um pedido habeas corpus, em razão da necessidade de produção de provas.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Pesquisa Real Time Big Data: Lula lidera cenários do 1º turno com 35%;Flávio tem 17%, Ratinho Jr. tem 12%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno…

1 hora ago

VIDEO: PM instalou GPS clandestino em carro da própria esposa antes de matar amante em motel, diz polícia

Um soldado da Polícia Militar chamado Welinton Miguel dos Santos, de 34 anos, instalou um…

3 horas ago

Pesquisa Quaest: Lula vence Flávio Bolsonaro por 46% a 36% em cenário de 2º turno para 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46% das intenções de voto…

6 horas ago

Moro defende anistia e aprovação da PL da Dosimetria:Por que não reconhecer uma redução de pena para essas pessoas?”

O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) afirmou nesta terça-feira (16), em entrevista ao SBT News,…

6 horas ago

Febraban alerta consumidores sobre o golpe do falso advogado; entenda como funciona

Criminosos têm utilizado informações públicas de processos judiciais para aplicar o "golpe do falso advogado"…

6 horas ago

SBT troca especial de Zezé Di Camargo de Natal por episódio inédito de ‘Chaves’

Mesmo após o pedido de desculpas de Zezé à família Abravanel, o SBT manteve a…

6 horas ago

This website uses cookies.