Entretenimento

Morre aos 50 anos a cantora Preta Gil, após longa batalha contra o câncer

A cantora, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de complicações causadas por um câncer no reto. Diagnosticada com a doença em janeiro de 2023, ela enfrentava um tratamento intenso que incluiu quimioterapia, cirurgias complexas e, nos últimos meses, uma tentativa com protocolos experimentais nos Estados Unidos. A informação foi confirmada pela equipe da artista.

Preta Gil vinha compartilhando abertamente sua luta contra a doença desde o início, tornando-se símbolo de força e transparência ao falar sobre o câncer. Em dezembro de 2023, chegou a anunciar remissão do tumor, mas a alegria foi interrompida em agosto de 2024, com a descoberta de metástases. No início deste ano, ela seguiu para os Estados Unidos em busca de tratamentos avançados, como imunoterapia e células CAR-T, indicados para casos graves e refratários.

Filha de Gilberto Gil e Sandra Gadelha, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974, dois anos após o retorno do pai do exílio. Cresceu cercada pela música e por nomes centrais da cultura brasileira — era sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa. Com voz marcante e presença potente, Preta lançou seu primeiro álbum em 2003 e, ao longo dos anos, se firmou como uma artista versátil, transitando entre o pop, o samba e a música eletrônica, além de projetos como o “Bloco da Preta”, que arrastava multidões no Carnaval carioca.

Preta também foi uma figura importante fora dos palcos. Mulher preta, bissexual e fora dos padrões estéticos convencionais, enfrentou ataques e preconceitos ao longo da vida, mas transformou sua trajetória em bandeira. Falava abertamente sobre racismo, gordofobia e homofobia, e usava sua visibilidade para abrir caminhos e representar vozes marginalizadas.

Ela deixa o filho Francisco Gil, o Fran, fruto do relacionamento com o ator Otávio Müller. Fran segue a tradição musical da família e integra o grupo Gilsons, ao lado do avô Gilberto Gil e do primo João Gil.

A família ainda não divulgou informações sobre o velório e o sepultamento. Nas redes sociais, artistas, fãs e personalidades de diversas áreas prestam homenagens e destacam o legado de afeto, coragem e irreverência deixado por Preta Gil.

preta gil (3).png
Preta Gil também já usou bolsa de ileostomia

© Reprodução / Instagram

Preta Gil anuncia que não vai mais fazer quimioterapia: ‘nova fase’

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Copa do Mundo 2026: Brasil enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da Copa do Mundo; veja os 12 grupos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…

17 horas ago

Justiça prende 29 jogadores e dirigentes de gigantes do futebol envolvidos em esquema de apostas

A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…

23 horas ago

Polícia Marido de influenciadora é alvo de operação contra tráfico de drogas

Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…

23 horas ago

Concurso da Sesapi 2026: edital é publicado com 1 mil vagas e salários de até R$ 12 mil

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…

23 horas ago

Netflix anuncia a compra do streaming da Warner Bros. Discovery por R$ 382 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…

24 horas ago

Governo autoriza seleção com 133 vagas na Secretaria de Saúde de Pernambuco; saiba mais

O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…

24 horas ago

This website uses cookies.