Política

Moraes arquiva pedido de prisão preventiva contra Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou nesta quarta-feira (2) o pedido de prisão preventiva contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. O magistrado argumentou que os autores da solicitação não têm legitimidade para fazer o pedido diretamente ao STF.

A decisão atendeu à manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se posicionou contra a prisão preventiva e solicitou o arquivamento da notícia-crime.

“Evidente, portanto, a ausência de capacidade postulatória dos noticiantes, uma vez que a opção pela representação criminal deve ser formulada perante a autoridade policial ou o Ministério Público, e não diretamente ao órgão judicial eventualmente responsável pelo julgamento do noticiado”, destacou Moraes na decisão.

Notícia-crime

A notícia-crime foi protocolada pela vereadora Liana Cristina (PT-Recife) e por Victor Fialho Pedrosa. No pedido, eles alegavam que Bolsonaro teria cometido crimes como obstrução de Justiça, incitação contra as instituições democráticas e coação no curso do processo ao convocar atos pela anistia de réus e condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Antes do arquivamento, Moraes havia encaminhado o pedido à Procuradoria-Geral da República (PGR) para que se manifestasse sobre a necessidade da prisão preventiva. No despacho, assinado no último dia 18, o ministro também questionou se seriam necessárias medidas cautelares, como restrições à participação de Bolsonaro em eventos que pudessem incitar atos antidemocráticos.

Com a decisão desta quarta-feira, o pedido de prisão fica oficialmente descartado por falta de legitimidade dos solicitantes.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Imposto de Renda zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários recebidos este mês

Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a…

1 hora ago

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

This website uses cookies.