Com o valor, que é 2,6 vezes maior que os R$ 218,7 milhões usados no ano passado,
A promessa do governo federal é de que Pernambuco voltará a receber investimentos pesados para ampliar, duplicar e requalificar a malha rodoviária federal que corta o Estado. Em visita nesta sexta-feira (19/5), o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a retomada e o início de projetos fundamentais para o desenvolvimento econômico e a mobilidade urbana da região, que vão totalizar, em um ano
Com o Orçamento federal de R$ 576,9 milhões para 2023 permitiu a retomada de obras e a revitalização de 455 quilômetros de rodovias que cortam Pernambuco. Com o valor, que é 2,6 vezes maior que os R$ 218,7 milhões usados no ano passado, também foi possível contratar sete projetos de restauração e de duplicação, da criação do Arco Metropolitano de Recife e até de construção de passarelas para pedestres.
Estas informações foram repassadas pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, à governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, durante reunião de trabalho nesta sexta-feira (19), em Recife. “O presidente Lula tem pedido essa aproximação com os governos estaduais. Vamos aplicar esse ano aproximadamente R$ 600 milhões, sendo que R$ 180 milhões já foram usados para a entrega de diversos trechos”, afirmou Renan Filho.
Ligação
A retomada do projeto do Arco Metropolitano de Recife é uma das principais obras planejadas para o estado. Com o objetivo de desviar o tráfego de veículos de carga pesada da região metropolitana do Recife, o empreendimento prevê a construção de uma pista dupla que ligue a BR-101 Norte à BR-101 Sul, ligando municípios e capitais do Nordeste sem a necessidade de percorrer trechos urbanos.
A revitalização da BR-232 de Recife a Caruaru também deve ter continuidade em 2023 assim como o início das obras de duplicação dessa mesma rodovia do trecho de 259,9 quilômetros, que vai de São Caetano a Serra Talhada. Outro ponto importante da reunião referiu-se à retomada das obras de duplicação da BR-104, de Caruaru a Toritama, que deve ocorrer ainda esse ano. Por fim, a obra de duplicação da BR-423, de São Caetano a Lajedo, deve ser iniciada no início do segundo semestre. Já a licitação do trecho de Lajedo a Garanhuns da mesma rodovia deve sair antes do fim do ano.
“Discutimos e pactuamos a recuperação da malhar rodoviária de Pernambuco, que infelizmente hoje vai muito mal. Agradeço ao ministro pelos investimentos anunciados no nosso Estado e ressaltamos que vamos manter o diálogo permanente com o Governo Federal para trazer o melhor para Pernambuco”, afirmou a governadora de Pernambuco.
Transnordestina
O Governo Federal também busca uma solução para retomar as obras do trecho pernambucano da Ferrovia Transnordestina, de Salgueiro até o porto de Suape. “O governo Lula entende que não tem estratégia de desenvolvimento para o Nordeste que não leve em conta a importância que o estado de Pernambuco tem para nossa região. Assim, a Transnordestina deve passar por Piauí, Ceará e também Pernambuco”, destacou o ministro.
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