O ministro Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) disse nesta quarta-feira (30) que “não existe” discussão de mudanças no seguro-desemprego e no abono salarial do PIS/Pasep. Ele ameaçou pedir demissão caso alguma decisão sobre temas da pasta seja tomada sem sua participação.
“Se eu for agredido, é possível [pedir demissão]”, afirmou Marinho em entrevista coletiva nesta quarta-feira (30). O ministro disse considerar como agressão uma decisão sem consultar a pasta responsável pela gestão dessas políticas.
“Uma decisão sem minha participação num tema meu é uma agressão. E não me consta que nenhum ministro de Estado tenha discutido esse assunto. Não me consta”, disse.
Segundo Marinho, as áreas técnicas têm obrigação de analisar possíveis cenários e propor mudanças a seus ministros.
“O que não é de bom comportamento é vazar estudo que não esteja autorizado pelo ministro titular da pasta que tem feito estudo. Seguramente o ministro teria mais cuidado, mais zelo em consultar. ‘Tem espaço aqui, nós estamos vendo assim, é assim que vocês veem?’ Um monte de vezes ministro me pergunta sobre tal assunto, [diz] ‘Nossa visão é isso aqui. É isso mesmo?’. [Nós respondemos] ‘Não, não é. É assim, assado.'”, afirmou o ministro.