Brasil

Ministro descarta cancelar Enem após imagens vazarem

Ministro afirmou que foram "ocorrências pontuais" e que a PF está investigando para dar uma resposta.

Em | Da Redação

Atualizado em

Ministro descarta cancelar Enem após imagens vazarem
Lentidão na liberação de recursos do MEC na gestão de Camilo Santana incomoda até setores do PT — Foto: Luis Fortes/Divulgação MEC/02-01-2023

O ministro da Educação, Camilo Santana, descartou nesta segunda-feira um risco de cancelamento da priemeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio, realizado neste domingo. O Inep acionou a Polícia Federal para investigar a imagem de uma prova que circulou nas redes sociais. A foto mostra a página do tema da redação, com os respectivos textos motivacionais. Questionado se havia um risco de cancelamento, Camilo Santana afirmou que “de forma alguma”.

O balanço de ocorrências do Ministério da Justiça no painel de “dados operacionais” do exame também mostrou que 15 pessoas foram presas e a apreensão de aparelhos celulares utilizados em fraudes. O ministro afirmou que foram “ocorrências pontuais” e que a PF está investigando para dar uma resposta.

— Foram ocorrências pontuais. Todas as ocorrências estão sendo investigadas pela PF para dar uma resposta — afirmou, completando: — Balanço geral foi positivo, e todas as questões estão sendo investigadas pela PF, que apresentará para o MEC. Ontem tivemos duas diligências em relação às imagens circuladas. A PF continua apurando e fazendo as investigações necessárias para identificar qualquer tipo de ilícito. Ontem mais de 4 mil pessoas foram desclassificadas, 15 adultos foram presos. Portanto, consideramos que foi um dia positivo na realização da primeira etapa do Enem.

A redação do Enem 2023 foi sobre “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Por meio da assessoria de imprensa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que, ao identificar qualquer tipo de irregularidade como parece ter acontecido, é procedimento padrão avisar a Polícia Federal para a apuração dos fatos.

Deixe sua opinião