Pernambuco

Ministro da Saúde e Raquel lyra entregam Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru

A inauguração do Hospital da Mulher do Agreste, nesta sexta-feira (9), passa a ser um marco da gestão da governadora Raquel Lyra (PSD). É a principal obra na área da saúde entregue na sua gestão. Durante a campanha de 2022, ela prometeu colocar em funcionamento cinco maternidades para atender às mães em todo o Estado. O HMA teve as obras iniciadas em 2013, porém se arrastaram por anos e chegaram a ser paralisadas. Em 2023, foram retomadas já na gestão de Raquel. E o investimento foi de R$ 54 milhões.

No ato de entrega, estiveram presentes os ministros da Saúde, Alexandre Padilha; da Previdência Social, Wolney Queiroz; e dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o prefeito Rodrigo Pinheiro, entre outras autoridades.

Cerimônia de Inauguração do Hospital da Mulher do Agreste. Fotos: Rafael Nascimento/MS.

A nova unidade de Saúde conta com 190 leitos, um bloco cirúrgico com oito salas, 959 funcionários e tem capacidade para realizar 700 partos por mês. O HMA ainda conta com a Casa de Maria para acomodar as mães que tem os filhos internados. Essa nova unidade de saúde vai suprir a demanda de 50 municípios do Agreste.

A gestão do hospital Estadual ficará a cargo da Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer (SPCC), que receberá cerca de R$ 6,2 milhões para gerenciar, operacionalizar e executar as ações.

Raquel Lyra lembrou, em sua fala, que o último ato como prefeita de Caruaru, em 2022, foi inaugurar a Maternidade Santa Dulce dos Pobres, e que agora está entregando o HMA. A governadora agradeceu a parceria com o Governo Federal, que liberou recursos para essa unidade e se comprometeu em construir duas das quatro maternidades prometidas na campanha eleitoral.

“Em breve, as quatro novas maternidades começarão a ser construídas. A gente vai dar a ordem de serviço ainda esse semestre e até 2026 entrega as quatro novas maternidades”, garantiu a governadora”, ressaltando que o Hospital da Mulher do Agreste vai atender a mais de 50 cidades da Região.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se colocou à disposição para também contr com as maternidades que o Governo do Estado construirá, além das duas unidades que serão feitas com recursos federais. “Certamente, aqui é o primeiro passo dessa nossa parceria, mas nós vamos estar junto com a senhora, dos seus sonhos, do seu compromisso de levar maternidade como essa para outras regiões do Estado de Pernambuco. As unidades serão construídas em Garanhuns, Serra Talhada, Ouricuri e Igarassu.

Cerimônia de Inauguração do Hospital da Mulher do Agreste. Fotos: Rafael Nascimento/MS.

Cerimônia de Inauguração do Hospital da Mulher do Agreste. Fotos: Rafael Nascimento/MS.

Cerimônia de Inauguração do Hospital da Mulher do Agreste. Fotos: Rafael Nascimento/MS.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Miss trans diz que ex-jogador da Seleção Brasileira exigiu sigilo em romance com multa de R$ 500 mil

Bruna Mendonça, criadora de conteúdo e conhecida por ter sido a primeira modelo trans a…

1 dia ago

Ministério da Saúde começa a oferecer canetas emagrecedoras via SUS

O Ministério da Saúde (MS) apresentou nesta sexta-feira (26) o novo protocolo para uso de canetas emagrecedoras no SUS (Sistema Único…

1 dia ago

Taxa de desemprego no país fica em 5,6% e tem menor índice desde 2012

A taxa de desemprego ficou em 5,6% no trimestre até maio no Brasil. É o…

2 dias ago

Caixa inicia liberação de novo lote de valores esquecidos do antigo fundo PIS/Pasep;saiba se tem direito

Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão…

2 dias ago

Tragédia: Sobe para 589 o total de mortos pelos terremotos na Venezuela; quase 3 mil estão feridos

O número de mortos por conta dos terremotos na Venezuela subiu nesta quinta-feira (25) para 589…

2 dias ago

Zema concede R$ 2,2 milhões em isenção de impostos para empresa da família

O governo de Minas Gerais concedeu uma isenção fiscal milionária à rede varejista que pertence…

2 dias ago

This website uses cookies.