Logo JC Online
Pernambuco

Ministério Público cobra ajustes no edital e reabertura das inscrições do concurso da Policia Civil de Pernambuco

Secretarias estaduais têm até o dia 19 de fevereiro para responder se vão acatar a recomendação

Em | Da Redação com informações de JC Online

Atualizado em

Ministério Público cobra ajustes no edital e reabertura  das inscrições do concurso da  Policia Civil de Pernambuco
Para ministros, quem atingiu condições mínimas do benefício antes da reforma de 2019 não precisa cumprir regras de transição de outras reformas

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) requisitou às secretarias estaduais de Administração (SAD) e de Defesa Social (SDS) que promovam ajustes no edital do concurso público para preenchimento de vagas na Polícia Civil. Segundo o MPPE, a solicitação tem o objetivo de corrigir supostas irregularidades apontadas por candidatos.

Dentre as providências requisitadas pelo MPPE estão: retificar o item 11.17 do edital nº 01/2023, que estabelece “condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato no concurso, bem como para a posse no cargo”; incluir no edital adaptações dos testes de aptidão física para que as pessoas com deficiência (PCDs) possam participar dessa etapa em igualdade de condições; fazer constar no edital a reserva de vagas para pessoas negras; ajustar o edital para adequá-lo aos ditames da Lei Orgânica da Polícia Civil.

Também foi solicitada a reabertura do período de inscrições para que as pessoas contempladas pelas alterações sugeridas pelo MPPE possam se inscrever no concurso, com o consequente adiamento das provas objetiva e discursiva.

As providências foram requisitadas em audiência virtual promovida pelas 8ª e 26ª Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital (Direitos Humanos e Patrimônio Público, respectivamente), na última segunda-feira (5). As Secretarias Estaduais têm até o dia 19 de fevereiro para responder ao MPPE.

 

Deixe sua opinião