Brasil

Ministério divulga relação com marcas e lotes de azeite de oliva impróprios para consumo; veja

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou, na última quinta-feira (3/10), uma lista com marcas e lotes de azeite de oliva impróprios para consumo. As mercadorias foram distribuídas em seis estados: São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Alagoas.

Os produtos das marcas Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa passaram por análises laboratoriais e não atenderam às normas de rigor de qualidade estabelecidas por um regulamento técnico, que traz padrão oficiais para a produção e classificação do azeite de oliva e do óleo de bagaço de oliva.

Os estabelecimentos estão com seus CNPJs baixados juntos à Receita Federal, ou seja, o status indica que as empresas tiveram suas atividades encerradas, “o que também reforça a ocorrência de fraude”, afirmou o Ministério.

A Folha tentou contato com as empresas responsáveis pelos produtos por e-mail, mas não obteve retorno até o momento de publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para manifestação.

Caso o comprador tenha algum desses itens em casa, a recomendação do Mapa é que os azeites deixem de ser consumidos e sejam devolvidos ao local onde foram adquiridos. A solicitação de substituição pode ser feita nos moldes do Código de Defesa do Consumidor ou pelo canal Fala.BR. O cliente deve informar o estabelecimento e o endereço onde o produto foi adquirido.

O Ministério também ressalta que supermercados e atacadistas que disponibilizarem produtos desclassificados e de procedência desconhecida poderão ser responsabilizados.

Outras marcas ainda estão em análise e a nova lista será divulgada quando o processo for finalizado. A avaliação considera o grau de acidez e características de odor e sabor, além de critérios técnicos.

Redação PortalPE10

Postagens recentes

Grave Acidente:Ônibus com romeiros capota e deixa 15 mortos no Interior de Alagoas

Um grave acidente envolvendo um ônibus resultou na morte de 15 pessoas e deixou diversos…

13 horas ago

Fies abre inscrições nesta terça-feira; veja regras e quem pode concorrer à vaga

O Fies 2026 terá as inscrições abertas a partir desta terça-feira (3), conforme divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).…

16 horas ago

Câmara aprova programa Gás do Povo que garante botijão de gás gratuito a famílias de baixa renda

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória (MP) que instituiu o…

20 horas ago

Cirurgia de baixo risco em hospital particular deixa mulher em estado vegetativo em Recife

Uma cirurgia de baixo risco, realizada em um hospital particular do Recife (PE), deixou a consultora…

1 dia ago

Menina de 4 anos morre afogada em chácara com a família na cidade de Toritama

Uma criança de quatro anos, identificada como Anny Karollyne, morreu, na noite desse domingo (1º), após se afogar na piscina de…

1 dia ago

Novas regras de segurança do PIX entram em vigor nesta segunda e aceleram devolução de valores em casos de fraude

Os bancos serão obrigados a seguir novas regras de segurança do PIX, sistema de transferência…

1 dia ago

This website uses cookies.