Brasil

Minha Casa, Minha Vida: vendas disparam 46% em 2024 e puxam mercado de imóveis novos no país

Turbinado pelo governo federal, o Minha Casa, Minha Vida registrou entre abril e junho deste ano um aumento de vendas de 46%, na comparação com o segundo trimestre de 2023. O patamar é superior aos 17,9% registrados na comercialização geral de apartamentos no país no mesmo período, e apontam para uma disparada nas vendas no âmbito do programa habitacional do governo, enquanto outros setores estacionaram.

Descontadas as unidades residenciais vendidas em meio ao MCMV, a variação no período é de 3,4%. Os indicadores de residências verticalizadas foram divulgados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) nesta segunda-feira, e consideram dados de 221 cidades, incluindo as 27 capitais e principais regiões metropolitanas.

Com R$ 53 bilhões, o Valor Geral de Vendas (VGV) é 20,2% maior que no mesmo intervalo de 2023 (R$ 44 bilhões).

Foram vendidas em todo o país 93.743 unidades no segundo trimestre deste ano. O patamar é um recorde desde 2016, quando o levantamento começou. Deste total, o MCMV responde por 42% do mercado, com 39.332 apartamentos vendidos. No ano passado, o paralelo era de 79.543 comercializadas, sendo 26.935 através do programa habitacional do governo federal.

Já o número total de novos lançamentos variou 7% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado, passando de 78.431 novas unidades para 83.930 – abaixo do total de unidades residenciais vendidas. Frente ao patamar registrado de janeiro a março, o volume de novos empreendimentos lançados cresceu 28%, variando a partir de 65.557.

No período analisado, 44764 unidades foram lançadas pelo MCMV, o que corresponde a 53% do mercado e 87% a mais que o total lançado pelo programa no segundo trimestre de 2023, quando a política habitacional respondia por 30% das unidades residenciais verticais lançadas.

Na avaliação da Renato Correia, presidente da CBIC, o setor está em fase de crescimento e, mantido o cenário atual, a tendência é um segundo semestre positivo.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

1 dia ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

1 dia ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

2 dias ago

This website uses cookies.