Foto: Reprodução/Agência Brasil
Uma pesquisa realizada pela fintech Onze revela que 49% dos entrevistados apontam o dinheiro como sua maior fonte de preocupação — índice superior ao de temas como saúde (19%), família (15%), trabalho (7%), violência (7%) e política (3%).
O levantamento ouviu 8.701 pessoas, entre trabalhadores com carteira assinada (CLT), autônomos (MEI), desempregados, aposentados e servidores públicos. Os dados indicam um cenário preocupante de falta de planejamento financeiro e elevado nível de estresse emocional.
Entre os que citaram as finanças como principal motivo de preocupação, 61% afirmaram não ter recursos disponíveis para lidar com emergências de saúde ou ajudar amigos e familiares em situações imprevistas.
A pesquisa também aponta um agravamento na situação financeira das famílias brasileiras no último ano. Atualmente, 51% dos entrevistados afirmam que a renda mensal não é suficiente para cobrir os gastos — um aumento de 10 pontos percentuais em relação à edição anterior, realizada em 2023 (veja comparativo abaixo).
O estudo ainda revela que 63% das pessoas não possuem nenhuma reserva de emergência, enquanto 15% estão endividadas e sem qualquer tipo de poupança.
A pesquisa mostra que a instabilidade financeira afeta diretamente a saúde emocional dos trabalhadores: 72% dizem que as finanças impactam negativamente o bem-estar mental. Os sintomas mais citados são, ansiedade (65%), insônia (50%) e depressão (21%).
Houve ainda um aumento de 12 pontos nos casos de ansiedade ligados ao estresse financeiro em relação ao ano anterior. Para 62%, a vida melhoraria com mais estabilidade e organização das dívidas.
Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do Fundo de Garantia do Tempo…
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…
Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…
O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…
A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…
A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…
This website uses cookies.