Um raio-x impressionante compartilhado por um médico no X, antigo Twitter, mostrou vários ovos de tênia (Taenia Solium) espalhados pelo corpo de um paciente.
O homem foi diagnosticado com cisticercose, uma doença causada pela ingestão de ovos da tênia. A doença pode afetar o cérebro, os músculos e outros tecidos do corpo
A transmissão do parasita é feita através da ingestão de carne de porco mal cozida contaminada com o parasita. As larvas penetram na parte intestinal e invadem a corrente sanguínea, se espalhando por todo o corpo.
O parasita forma um cisto duro e calcificado no músculo ou no cérebro, podendo parecer caroços na pele. Na tomografia, é possível ver várias manchas brancas.
Sintomas mais graves podem acontecer caso o parasita vá até o cérebro, causando a neurocisticercose. Os sintomas são: dores de cabeça, convulsão e outros problemas neurológicos sérios.
“Então a moral da história aqui é: faça o melhor que puder para se manter limpo, sempre lave as mãos e nunca, jamais, coma carne de porco crua ou mal cozida”, disse o médico.
O tratamento da doença é feito com terapia antiparasitária, esteroides, antiepiléticos – no caso na neurocisticercose – e remoção cirúrgica.