Logo Estadão
Noticias

Medicamentos contra lúpus são incluídos no rol de cobertura dos planos de saúde

Em | Da Redação com informações de Estadão

Atualizado em

Medicamentos contra lúpus são incluídos no rol de cobertura dos planos de saúde
Lesões nas bochechas e no nariz estão entre os sintomas frequentes de lúpus Foto: velimir/Adobe Stock

A partir de 3 de novembro, os planos de saúde passarão a ser obrigados a cobrir dois medicamentos usados no tratamento do lúpus, o anifrolumabe e o belimumabe, que foram incluídos no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta semana.

O lúpus é uma doença autoimune em que os anticorpos do paciente atacam as próprias células do corpo em uma reação exagerada de proteção. Existem dois tipos da enfermidade: o lúpus eritematoso sistêmico (LES) e o lúpus cutâneo (LC).

No LC, apenas a pele é afetada, sendo comum a formação de lesões nas bochechas e no nariz, conhecidas como “borboleta”. Já no LES, os tecidos internos do organismo podem ser atingidos, especialmente os rins, que são considerados a principal preocupação clínica. A maior parte dos pacientes apresenta esse tipo mais abrangente

Os medicamentos incorporados ao rol são para os pacientes adultos com LES que apresentam episódios frequentes da doença e alta incidência de sintomas, apesar do uso da terapia padrão. A estimativa é de que cerca de 2 mil pessoas sejam beneficiadas com a inclusão.

José Eduardo Martinez, reumatologista e presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), acredita que a inclusão dos medicamentos é um grande avanço. Ele destaca que, após muito tempo sendo uma doença com poucas opções terapêuticas, hoje no Brasil é possível obter “o que há de melhor no tratamento do lúpus”.

Martinez lembra que, no passado, corticoides eram amplamente utilizados no tratamento do LES, mas seu uso foi sendo reduzido por causa dos efeitos colaterais. Nos últimos anos, surgiram terapias mais sofisticadas, como os imunobiológicos, medicamentos produzidos a partir de células vivas, entre eles o belimumabe e o anifrolumabe.

 

Deixe sua opinião