Ex-ajudante de ordens do Jair Bolsonaro, Mauro Cid foi o primeiro depoimento da fase do julgamento que tem o ex-presidente como um dos réus
Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, reafirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, leu e solicitou alterações em uma minuta golpista que visava anular o resultado das eleições.
Cid, o primeiro réu a ser interrogado no processo sobre a tentativa de golpe, prestou o depoimento diante de Bolsonaro e de outros aliados implicados no caso. Segundo o ex-ajudante de ordens, Bolsonaro “enxugou” o documento, que inicialmente previa a prisão de diversas autoridades do Judiciário e do Congresso, incluindo ministros do STF e o então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
“Ele de certa forma enxugou o documento. Basicamente retirando as autoridades das prisões. Somente o senhor (Alexandre de Moraes) ficaria como preso. O resto…”, declarou Mauro Cid. Em tom de ironia, o ministro Alexandre de Moraes comentou: “O resto foi conseguindo um habeas corpus.”
Segundo o relato de Cid, a minuta com as propostas golpistas foi entregue a Bolsonaro pelo ex-assessor Filipe Martins, responsável por Assuntos Internacionais. O ex-ajudante de ordens relatou que não presenciou as alterações, mas as viu posteriormente no computador de Martins, já com as correções solicitadas pelo então presidente.
Mauro Cid também afirmou que Bolsonaro “sempre buscou uma fraude nas urnas”, embora nenhuma irregularidade tenha sido comprovada. “Não se conseguiu comprovar nada”, disse o ex-ajudante de ordens.
O cenário político de Pernambuco registra um movimento estratégico no tabuleiro eleitoral do Agreste. A…
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através do sistema VigiMed, recebeu 225 notificações de…
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (6) para estabelecer que…
O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital recebeu mais de 7,3 milhões de consultas ao abono…
Laudo elaborado por médicos da Polícia Federal concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro não precisa…
A pesquisa Datafolha/CBN, divulgada nesta sexta-feira (6), mostra que a aprovação da governadora Raquel Lyra…
This website uses cookies.