Mundo

Mancha no rosto do Papa Francisco intriga fiéis; neurologista esclarece

Uma mancha no rosto do Papa Francisco chamou a atenção de fiéis na terça-feira (22), quando o corpo do pontífice foi colocado em caixão na Casa Santa Marta. Neurologistas explicam que a marca escura pode ser um indicativo da causa da morte.

Neurologista aponta causa da mancha no rosto do Papa Francisco

A mancha no rosto do Papa Francisco não é sintoma próprio do AVC (acidente vascular cerebral), que causou a morte do santo padre. No entanto, a neurologista Sabrina Anticoli, chefe da Unidade de AVC do Hospital San Camillo, em Roma, acredita que a marca está relacionada.

Segundo ela, a mancha no rosto do Papa Francisco pode ser decorrente de “trauma por queda ao acordar devido à hemiplegia”. A hemiplegia é a paralisia de um dos lados do corpo, causada pelo AVC.

Dessa forma, o papa teria caído ao sofrer o derrame cerebral. A neurologista detalhou ao jornal italiano Il Messaggero que a pneumonia bilateral, doença que deixou o papa internado por 38 dias, aumentou o risco de acidente.

“Pneumonia dupla com insuficiência cardíaca só pode aumentar a fragilidade de um paciente de 88 anos hospitalizado há mais de um mês. A mortalidade aguda no AVC isquêmico é de aproximadamente 20% nos primeiros três meses devido a complicações, como disfagia, imobilidade no leito e complicações infecciosas, enquanto no AVC hemorrágico chega a 50% na fase aguda”, aponta.

Sabrina Anticoli ressalta, porém, que o comunicado do Vaticano não especificou se o AVC foi isquêmico, como em 85% dos casos, ou hemorrágico.

O início do derrame que deixou uma mancha no rosto do Papa Francisco pode ser identificado por diversos sintomas, como surgimento súbito de distúrbios da fala, coma, sensibilidade ou força de um lado, visão dupla ou instabilidade postural repentina.

A neurologista afirma que é possível prevenir o AVC “corrigindo todos os fatores de risco vasculares: hipertensão, colesterol, aterosclerose carotídea, diabetes, dislipidemia”. Ela recomenda evitar fumar, praticar atividade física, dieta e verificar arritmias como a fibrilação atrial, que causa um quarto de todos os AVCs isquêmicos preveníveis com terapia anticoagulante oral.

Papa Francisco — Foto Reuters

Papa Francisco — Foto Reuters

Papa Francisco — Foto Reuters

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Fraudes no INSS: PF prende filho do “Careca do INSS”, número 2 da Previdência, e senador é alvo de buscas

A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (18), mandados de busca e apreensão contra o senador…

28 minutos ago

Anvisa retira do mercado suplementos alimentares e medicamentos clandestinos

Em uma ofensiva contra produtos irregulares, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta terça-feira (16),…

4 horas ago

INSS divulga calendário de pagamentos de benefícios para 2026; veja datas

O Ministério da Previdência Social divulgou nesta quarta-feira (17) o calendário de pagamentos de benefícios do Instituto Nacional…

5 horas ago

Aluna tem mal súbito durante treino e morre em academia

Uma aluna da academia Smart Fit morreu após sofrer um mal súbito durante o treino no…

5 horas ago

Senado aprova PL da Dosimetria que beneficia Bolsonaro e presos pelo 8/1; texto vai à sanção presidencial

O Senado aprovou, nesta quarta-feira (17/12), o Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas para…

5 horas ago

Goleiro russo defende quatro pênaltis do Flamengo e dá titulo da Copa Intercontinental ao PSG

O Paris Saint-Germain superou o Flamengo nos pênaltis para conquistar a Copa Intercontinental nesta quarta-feira, no Catar. Equilibrado, o duelo foi…

16 horas ago

This website uses cookies.