Brasil

Mais de 8 mil Farmácias Populares são descredenciadas de programa social por conta de irregularidades; entenda

Mais de 8 mil Farmácias Populares foram excluídas do programa do Governo Federal por conta de irregularidades envolvendo um desvio milionário de verba pública. A informação é de Rafael Bruxelas Parra, diretor do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi veiculada em reportagem do Portal G1, nesta terça-feira (22).

As irregularidades no Farmácia Popular tinham como prática envolver o uso de CPFs e os endereços das pessoas inocentes. Eles compravam e vendiam os CNPJs através de “laranjas”. Os indícios destes desvios foram descobertos quando apareceram casos de apreensão de drogas em Luziânia (GO), mas foram se espalhando pelos estados de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Uma investigação da Polícia Federal divulgou como criminosos usaram farmácias de fachada em vários lugares do Brasil para desviar 40 milhões de reais do programa Farmácia Popular, lavar dinheiro do tráfico e financiar a compra de cocaína no Peru e na Bolívia. Rafael explicou que 8.138 farmácias com indícios de irregularidade foram excluídas do programa.

Foram utilizados pelos criminosos quase 160 mil CPFs e 148 farmácias reais ou de fachada.

Segundo o diretor geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, esses crimes não afetam o funcionamento do programa Farmácia Popular: “O programa permanece, como eu disse, tem mais de 20 anos, é um programa de muito sucesso, que atende a milhões de brasileiros, e que assim como todo o serviço público, precisa de constante aprimoramento, vigilância, controle de todas as facetas que permeiam as iniciativas do poder público”, destacou.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Hugo Motta envia proposta de fim de escala 6×1 à CCJ: “uma demanda antiga da classe trabalhadora”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta segunda-feira (9) a proposta…

8 horas ago

Canetas emagrecedoras: Anvisa emite alerta após casos de pancreatite aguda

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta de farmacovigilância para ressaltar os riscos do uso indevido de medicamentos…

9 horas ago

Governadora Raquel Lyra decreta ponto facultativo na Segunda e Terça de Carnaval e Quarta de Cinzas

O governo de Pernambuco, por meio de decreto publicado na edição deste sábado (7) do…

14 horas ago

Mega-Sena não tem ganhador; prêmio acumula para R$ 47 milhões

O prêmio do concurso 2.970 da Mega-Sena acumulou neste sábado (7). No próximo sorteio, o prêmio…

14 horas ago

Programa Move Brasil liberou quase R$ 2 bilhões para financiar caminhões

Em evento em Guarulhos (SP), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin,…

14 horas ago

Piloto da companhia aérea Latam é preso dentro de avião suspeito de manter rede de abuso sexual infantil

Um piloto da companhia aérea Latam foi preso na manhã desta segunda-feira (9) dentro de…

15 horas ago

This website uses cookies.