A renovação automática e gratuita é exclusiva para a CNH digital e está disponível para motoristas que respeitam as leis de trânsito à risca
Mais de 323 mil motoristas já tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) renovada automaticamente em todo o Brasil desde a mudança nas regras, no início de 2026. Segundo o Ministério dos Transportes, a medida beneficia os chamados “bons condutores” e já proporcionou uma economia de R$ 226 milhões à população.
De acordo com o governo federal, a renovação passou a ser gratuita e automática para motoristas que não tenham pontos ou infrações na CNH nos últimos 12 meses e que estejam cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Entre os beneficiados, a maioria pertence à categoria B, destinada a carros, que representa 52% dos casos. Em seguida aparecem os condutores da categoria AB, que inclui carros e motocicletas (45%), e da categoria A, exclusiva para motos (3%).
São Paulo lidera o ranking nacional, com 86.770 documentos renovados automaticamente, seguido por Minas Gerais (35.771), Rio de Janeiro (29.343) e Espírito Santo (7.825). No Nordeste, mais de 64 mil motoristas já foram contemplados, com destaque para Bahia, Pernambuco e Ceará.
Na região Sul, o total ultrapassa 53 mil renovações, enquanto o Centro-Oeste soma cerca de 27 mil e o Norte, mais de 18 mil documentos atualizados pelo novo modelo.
O benefício, no entanto, não vale para motoristas com 70 anos ou mais. Condutores a partir dos 50 anos podem utilizar a renovação automática apenas uma vez, no vencimento do documento. Também ficam de fora da regra pessoas com CNH vencida há mais de 30 dias ou com validade reduzida por recomendação médica.
Para aderir ao programa, o motorista precisa autorizar a participação no Cadastro Positivo por meio do aplicativo CNH Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passará por uma cirurgia de catarata no olho…
A Petrobras confirmou a realização de um novo concurso público, com mais de mil vagas previstas e salários que podem chegar…
O Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) e a Associação dos Delegados de Polícia…
O presidente do Assaí, Belmiro Gomes, afirmou que os medicamentos à base de GLP-1, conhecidos…
Com o reajuste do salário mínimo, o valor da contribuição previdenciária que os Microempreendedores Individuais…
O suposto esquema de desvios de verbas da Saúde que se teria instalado em cinco…
This website uses cookies.