Brasil

Mais de 30 países querem integrar os Brics, mas aprovação ainda é dúvida, dizem especialistas

'Mais de 30 países desejam integrar o BRICS', diz Mauro Vieira

Em | Da Redação

Atualizado em

Mais de 30 países querem integrar os Brics, mas aprovação ainda é dúvida, dizem especialistas
‘Mais de 30 países desejam integrar o BRICS’, diz Mauro Vieira

Diante das discussões no Brics em torno da criação de uma nova categoria do bloco — a de países “parceiros” —, diplomatas brasileiros afirmam que, para o Brasil, a definição dos critérios a serem exigidos é “mais importante” que a escolha em si dos países. As informações são do g1.

Líderes do Brics se reúnem nesta semana em Kazan (Rússia) para discutir, entre outros pontos, a ampliação do bloco para além dos membros efetivos

A partir de janeiro do ano que vem, o Brasil presidirá o Brics e pautará temas como combate à fome e desenvolvimento sustentável.

A criação da nova categoria passou a ser debatida em 2023, durante a cúpula de Joanesburgo e, desde então, diplomatas têm discutido os critérios a serem exigidos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participaria da cúpula de forma presencial, fará seus discursos de maneira virtual em razão do acidente doméstico que sofreu no último fim de semana. O ministro Mauro Vieira (Relações Exteriores) chefiará a delegação brasileira em Kazan.

  • Ao todo, segundo levantamento da diplomacia, cerca de 30 países manifestaram interesse em entrar para o Brics na condição de “parceiros”.
  • Entre eles, estão: Venezuela, Cuba, Nicarágua, Nigéria, Argélia, Turquia e Marrocos.

“O anúncio dos países parceiros depende da aprovação dos critérios, algo ainda em negociação. […] Por enquanto, estamos nesse estágio de tentar definir ainda os critérios para possível adesão de parceiros. Para o Brasil, essa é a etapa mais importante, inclusive”, afirmou ao g1 um integrante do governo a par da participação brasileira na cúpula.

Segundo ele, a decisão deverá caber aos chefes de Estado dos países do Brics por se tratar de decisão de “alto nível”.

Deixe sua opinião