Brasil

Maioria das mortes por Covid tem relação com vacinação incompleta; três de cada quatro internados não tomaram todas as doses

Em | Da Redação

Atualizado em

Maioria das mortes por Covid tem relação com vacinação incompleta; três de cada quatro internados não tomaram todas as doses
Foto: Ikamahã/Secretaria de Saúde do Recife

Entre o fim de maio e o início de junho deste ano, oito pacientes morrerem de Covid em Pernambuco. Segundo o governo, cinco deles ou 62,5%, não tinham tomado todas as doses de vacina indicadas para a faixa etária. Além disso, três de cada quatro doentes que foram internados no mesmo período estavam com o esquema de proteção incompleto.

Os dados foram divulgados nesta segunda (27) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). O balanço mostra que a falta do esquema completo de vacina está ligada diretamente aos casos mais graves e mortes provocadas pela doença.

Ainda de acordo com esse balanço, um dos pacientes que morreu no período avaliado tinha tomado só uma dose de vacina. Dois deles tinham tomado duas doses. Além disso, três desses doentes receberam três doses e dois tinham completado todo o esquema, com os dois reforços.

Seis pacientes estavam na faixa etária acima dos 60 anos, um dos grupos com mais risco de complicações pela doença.

O balanço também mostra que a falta de vacinação completa tem impacto nos internamentos por Covid.

Entre o fim de maio e o começo de junho, 87 pacientes foram levados para hospitais do estado. Desse total, 63, ou 73%, não estavam com a vacinação em dia.

Entre os hospitalizados no período, 19 doentes, ou 21,8%, não tinham tomado nenhuma dose da vacina. Seis pacientes, ou 6,9%, receberam uma dose. Além disso, 17 doentes, ou 19,5% do total, tinham apenas o esquema com duas doses.

Dos 13 pacientes que tomaram todas as doses necessárias, dez tinham doenças pré-existentes. Todos estavam com mais de 65 anos.

Segundo a SES-PE, o estudo comprova que, com o tempo, o nível de anticorpos cai após a vacinação. Nos idosos, há ainda o problema do envelhecimento imunológico do organismo.

O levantamento, acrescentou o governo, aponta a necessidade de as pessoas completarem o esquema de vacinação para cada idade indicada.

Para os idosos ou pessoas com baixa imunidade, o estado recomenda o uso de máscaras em ambientes fechados.

Ainda segundo o governo, entre os pacientes que foram para os hospitais, no período avaliado, 93,1% apresentavam ao menos uma comorbidade. Doenças cardiovasculares e diabetes foram os principais problemas constatados.

Ao todo, 12% dos pacientes eram crianças de até 10 anos. A média de idade foi de 60,4 anos. Do total, 35 eram mulheres e 52 eram homens.

Entre as pessoas que morreram, sete tinham 50 anos de idade ou mais. Um paciente estava na faixa etária de 30 a 39 anos.

Em relação às doenças pré-existentes, sete pacientes tinham doença pré-existente confirmada. Do total, cinco eram mulheres e três, homens.

Covid em Pernambuco

Desde o início da pandemia, em março de 2020, e o domingo (26), Pernambuco registrou 966.702 casos confirmados da doença. São 58.798 graves e 907.904 leves. No mesmo período, o estado somou 21.845 mortes.

Desde janeiro de 2021, quando começou a vacinação, foram aplicadas no estado 20.154.726 doses de imunizantes contra a Covid.

No estado, a cobertura de primeira dose está em 93,19% do público elegível. Completaram o esquema básico, com duas vacinas, 83,84% do público elegível.

A terceira dose foi aplicada em 59, 06% do público elegível e a quarta dose, em 16,% das pessoas que fazem parte dos grupos indicados.

Mais doses

Nesta segunda, Pernambuco recebeu nova remessa de doses de vacinas contra a Covid-19 destinadas ao público infantil. São mais 50 mil unidades da Pfizer.

Essas doses serão usadas para atualização dos esquemas vacinais, com aplicação de primeira e segunda dose, em crianças dos 5 aos 11 anos.

Do início da campanha, em 18 de janeiro de 2021, até o momento, Pernambuco recebeu 23.606.633 doses de vacinas contra a Covid-19

 

Da redação do PortalPE10, com informações do G1.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads