Antônio Edilson Pessoa Galdino, de 40 anos, um dos maiores assaltantes de banco do Brasil, morreu ao trocar tiros com a Polícia Federal nessa segunda-feira (20), em Confresa, no Mato Grosso. Ele era procurado desde 2008.
Conforme informações da Polícia Federal, Galdino era procurado por diversos crimes, como assaltos a bancos, assalto a carro forte, homicídio, tráfico de drogas e extorsão mediante sequestro. As investigações indicam que Galdino era um dos maiores produtores de maconha da Bahia e utilizava empresas de fachada para disfarçar o negócio ilegal.
A operação foi orquestrada em conjunto como as polícias militares de diversos estados, como Minas Gerais, Pará, Tocantins e Mato Grosso. Ele foi localizado depois de três dias de buscas.
Durante a abordagem, Galdino estava acompanhado de dois outros homens, Frederico Bandeira Alencar e Marcos Deley Soares Pereira, que também resistiram e foram atingidos por tiros. Todos os três chegaram a ser socorridos para o hospital municipal, mas não sobreviveram aos ferimentos.
Ainda conforme a corporação, Marcos Deley era considerado um dos maiores traficantes de maconha do Brasil. Na operação foram apreendidas três armas de fogo, cerca de R$ 320 mil, contratos de compra e venda de propriedades rurais, notas fiscais de maquinários agrícolas, um drone e oito aparelhos celulares.